15 Ideias de Atividades (BNCC) para o Mais Educação letramento

1. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma atividade que promove o letramento por meio da interação entre professor e alunos. O educador pode escolher um livro de literatura infantil e realizar a leitura em voz alta, incentivando os alunos a participarem com comentários e perguntas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenvolvendo a criatividade e a habilidade de narrar. Essa atividade pode ser realizada em grupos, onde cada aluno contribui com uma parte da história. A habilidade correspondente na BNCC é a EF15LP02, que envolve a produção de textos em diferentes formatos.

3. Jogo de Palavras Cruzadas

Um jogo de palavras cruzadas pode ser uma forma divertida de trabalhar o vocabulário. O professor pode criar um quadro com palavras relacionadas a um tema estudado e os alunos devem preencher as lacunas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP03, que trata do reconhecimento de palavras e significados.

4. Produção de Vídeos de Leitura

Os alunos podem gravar vídeos onde leem trechos de livros ou fazem resumos de histórias. Essa atividade estimula a oralidade e a expressão. A habilidade BNCC correspondente é a EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e audiovisuais.

5. Debates sobre Livros Lidos

Após a leitura de um livro, os alunos podem participar de um debate sobre a obra, discutindo personagens, enredo e temas. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a argumentação, alinhando-se à habilidade EF15LP05 da BNCC.

6. Criação de Blog Literário

Os alunos podem criar um blog onde compartilham resenhas de livros que leram. Essa atividade promove a escrita e a reflexão sobre a leitura. A habilidade correspondente é a EF15LP06, que aborda a produção de textos em ambientes digitais.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar histórias, desenvolvendo a expressão corporal e a oralidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP07, que envolve a produção de textos dramatúrgicos.

8. Caça ao Tesouro Literário

Uma caça ao tesouro pode ser organizada com pistas baseadas em livros lidos. Os alunos devem resolver enigmas relacionados às obras, promovendo a leitura de forma lúdica. A habilidade BNCC correspondente é a EF15LP08, que trata da leitura e interpretação de textos.

9. Criação de Cartazes de Livros

Os alunos podem criar cartazes para divulgar livros que leram, destacando os principais elementos da obra. Essa atividade estimula a criatividade e a síntese de informações, alinhando-se à habilidade EF15LP09 da BNCC.

10. Clube do Livro

Um clube do livro pode ser formado, onde os alunos se reúnem para discutir obras literárias. Essa atividade promove a socialização e o gosto pela leitura, alinhando-se à habilidade EF15LP10, que envolve a apreciação de diferentes gêneros literários.