15 Ideias de Atividades (BNCC) para o folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente forma de introduzir os alunos ao folclore brasileiro. Os professores podem selecionar contos populares, como “O Saci Pererê” ou “A Iara”, e realizar uma leitura dramatizada. Os alunos podem ser incentivados a participar, assumindo papéis dos personagens e utilizando adereços simples. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a apreciação de diferentes gêneros textuais.

2. Criação de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches que representam personagens do folclore, como o Curupira ou a Mula Sem Cabeça. Utilizando materiais recicláveis, como garrafas PET e papel, os estudantes podem dar vida a esses personagens e, posteriormente, realizar uma apresentação. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que aborda a criação artística e a utilização de diferentes materiais.

3. Dança do Folclore

Promover uma aula de dança folclórica é uma maneira divertida de ensinar sobre as tradições culturais do Brasil. Os alunos podem aprender danças típicas, como a Ciranda ou o Frevo, e discutir a origem e o significado de cada uma. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a apreciação e a prática de danças folclóricas.

4. Mapa do Folclore Brasileiro

Os alunos podem criar um mapa do Brasil destacando as regiões e seus respectivos mitos e lendas. Essa atividade pode ser feita em grupos, onde cada grupo pesquisa sobre uma região específica e apresenta suas descobertas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15GE01, que envolve a leitura e a interpretação de mapas e a compreensão da diversidade cultural.

5. Jogo de Perguntas e Respostas

Elaborar um jogo de perguntas e respostas sobre o folclore brasileiro é uma forma interativa de aprendizado. Os alunos podem criar perguntas sobre personagens, lendas e tradições, e participar de uma competição saudável. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15LP02, que propõe a produção de textos orais e escritos.

6. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar quadrinhos que retratam histórias folclóricas. Essa atividade estimula a criatividade e a interpretação de textos, além de permitir que os alunos expressem suas visões sobre os personagens e enredos. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a produção de diferentes gêneros textuais.

7. Exposição de Artesanato Folclórico

Os alunos podem pesquisar e criar peças de artesanato inspiradas no folclore, como bonecos de pano ou objetos decorativos. Após a produção, uma exposição pode ser organizada para que os alunos apresentem suas criações e expliquem suas inspirações. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15AR03, que trata da apreciação e da produção de arte.

8. Música e Folclore

Explorar as músicas folclóricas brasileiras é uma ótima maneira de ensinar sobre a cultura. Os alunos podem ouvir canções tradicionais e discutir suas letras, além de aprender a tocar instrumentos simples. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR04, que envolve a apreciação e a prática musical.

9. Teatro de Sombras

Os alunos podem criar um teatro de sombras utilizando personagens do folclore. Com uma fonte de luz e recortes de papel, eles podem encenar histórias, desenvolvendo habilidades de expressão e criatividade. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR05, que propõe a criação e a apresentação de performances artísticas.

10. Pesquisa sobre Folclore Local

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre o folclore de sua própria região, entrevistando familiares e moradores. Essa atividade promove a valorização da cultura local e a conexão com a identidade. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15GE02, que envolve a pesquisa e a valorização das culturas locais.