15 Ideias de Atividades (BNCC) para o Ensino Médio

1. Debate sobre Sustentabilidade

Promova um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e seus impactos no meio ambiente. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos a favor e contra diferentes abordagens, como reciclagem, uso de energias renováveis e consumo consciente. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Ciências da Natureza – Habilidade: (ENS3.1) Analisar a relação entre as práticas sociais e os impactos ambientais.

2. Criação de um Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema relevante da atualidade, como saúde mental ou diversidade cultural. Essa atividade estimula a pesquisa, a organização de ideias e a habilidade de comunicação. A habilidade correspondente é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Habilidade: (EF15LP05) Produzir textos orais e escritos em diferentes gêneros.

3. Projeto de Leitura Crítica

Desenvolva um projeto onde os alunos escolhem um livro e realizam uma análise crítica, abordando temas, personagens e a mensagem do autor. Essa atividade promove a leitura e a interpretação de textos. A habilidade relacionada é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Habilidade: (EF15LP06) Analisar e interpretar obras literárias.

4. Experimentos Científicos

Realize experimentos científicos em sala de aula, onde os alunos possam aplicar conceitos aprendidos em Física ou Química. Os alunos devem documentar o processo e os resultados, promovendo a prática científica. A habilidade correspondente é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Ciências da Natureza – Habilidade: (ENS3.2) Realizar investigações científicas.

5. Análise de Dados Estatísticos

Os alunos podem coletar dados sobre um tema de interesse e realizar uma análise estatística, utilizando gráficos e tabelas. Essa atividade desenvolve o pensamento crítico e a interpretação de dados. A habilidade relacionada é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Matemática – Habilidade: (EM13MAT302) Analisar e interpretar dados em diferentes contextos.

6. Produção de Vídeo Educativo

Os alunos devem criar um vídeo educativo sobre um tema estudado, utilizando recursos audiovisuais para explicar conceitos. Essa atividade estimula a criatividade e a comunicação. A habilidade correspondente é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Habilidade: (EF15LP08) Produzir textos em diferentes mídias.

7. Simulação de Conferência

Organize uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem temas globais, como mudanças climáticas ou direitos humanos. Essa atividade promove a pesquisa e a argumentação. A habilidade relacionada é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Geografia – Habilidade: (EM13Geo302) Analisar as relações entre os países e os desafios globais.

8. Criação de um Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, escrevendo postagens regulares e interagindo com os leitores. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e comunicação digital. A habilidade correspondente é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Língua Portuguesa – Habilidade: (EF15LP07) Produzir textos em ambientes digitais.

9. Estudo de Caso

Apresente um estudo de caso sobre uma empresa ou projeto social, onde os alunos devem analisar os desafios enfrentados e propor soluções. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a resolução de problemas. A habilidade relacionada é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Educação Empreendedora – Habilidade: (EM13EE302) Analisar e propor soluções para problemas reais.

10. Jogo de Tabuleiro Educativo

Os alunos podem criar um jogo de tabuleiro que ensine conceitos de uma disciplina específica, como História ou Matemática. Essa atividade promove a criatividade e o aprendizado lúdico. A habilidade correspondente é BNCC: 3º ano do Ensino Médio – Artes – Habilidade: (EM13AR302) Criar e produzir jogos e brincadeiras.