15 Ideias de Atividades (BNCC) para o ensino fundamental de português

1. Jogo de Palavras Cruzadas

Uma atividade divertida que estimula o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar palavras cruzadas utilizando termos que estão sendo estudados em sala de aula. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade e pode incluir palavras relacionadas a temas específicos, como literatura ou gramática. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Criativos

Os alunos podem ser desafiados a escrever contos, crônicas ou poesias sobre um tema específico. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Os professores podem fornecer orientações sobre estrutura textual e elementos narrativos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Leitura Compartilhada

Promover sessões de leitura em grupo, onde os alunos leem em voz alta e discutem o texto. Essa atividade ajuda a desenvolver a compreensão leitora e a interpretação de diferentes gêneros textuais. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Blog ou Diário Virtual

Os alunos podem criar um blog ou diário virtual onde compartilham suas reflexões, histórias e aprendizados. Essa atividade incentiva a escrita e a utilização de ferramentas digitais, além de promover a interação entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Debate sobre Temas Relevantes

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema atual ou relevante para os alunos. Essa atividade desenvolve habilidades argumentativas e de oratória, além de promover o respeito à diversidade de opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Análise de Poemas

Os alunos podem analisar diferentes poemas, discutindo suas características e significados. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de textos poéticos e a apreciação literária. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos, utilizando diálogos e ilustrações para contar uma narrativa. Essa atividade estimula a criatividade e a compreensão de diferentes formas de linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Jogo de Rimas

Uma atividade lúdica onde os alunos devem criar rimas a partir de palavras propostas. Essa atividade ajuda a desenvolver a sonoridade da língua e o vocabulário. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Produção de Vídeos de Contação de Histórias

Os alunos podem gravar vídeos contando histórias, utilizando elementos visuais e sonoros. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o uso de tecnologias. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Análise de Músicas

Os alunos podem analisar letras de músicas, discutindo seus temas, ritmos e significados. Essa atividade ajuda a desenvolver a interpretação de textos e a apreciação musical. Habilidade BNCC: EF15LP10.

11. Criação de Jornais ou Revistas

Os alunos podem criar um jornal ou revista da turma, onde publicam notícias, entrevistas e crônicas. Essa atividade estimula a escrita colaborativa e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP11.

12. Jogos de Memória com Palavras

Desenvolver jogos de memória utilizando palavras e suas definições. Essa atividade ajuda a fixar o vocabulário e a promover a aprendizagem de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP12.

13. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas estudados, utilizando textos e imagens. Essa atividade estimula a pesquisa e a síntese de informações. Habilidade BNCC: EF15LP13.

14. Roda de Leitura

Promover uma roda de leitura onde os alunos compartilham livros que leram e suas impressões. Essa atividade incentiva a troca de experiências e a formação de hábitos de leitura. Habilidade BNCC: EF15LP14.

15. Criação de Fábulas

Os alunos podem escrever suas próprias fábulas, criando personagens e lições morais. Essa atividade estimula a criatividade e a reflexão sobre valores. Habilidade BNCC: EF15LP15.