15 Ideias de Atividades (BNCC) para o ensino fundamental de história

1. Linha do Tempo Histórica

Uma atividade que consiste em criar uma linha do tempo com eventos históricos significativos. Os alunos podem pesquisar e selecionar eventos que consideram importantes, como a Proclamação da Independência, a Revolução Industrial e a Constituição de 1988. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade EF15HI01, que aborda a análise de diferentes períodos históricos e suas inter-relações.

2. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas sobre temas históricos, como a Era Vargas ou a Ditadura Militar. Essa atividade estimula a pesquisa e o debate, promovendo a habilidade EF15HI02, que envolve a compreensão de diferentes interpretações históricas.

3. Criação de um Jornal Histórico

Os alunos podem criar um jornal que retrate um período histórico específico, incluindo notícias, entrevistas fictícias e anúncios da época. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade EF15HI03, que incentiva a produção de textos e a análise crítica de fontes históricas.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem desenvolver um teatro de fantoches que represente um evento histórico, como a chegada dos portugueses ao Brasil. Essa atividade promove a habilidade EF15HI04, que envolve a representação e a interpretação de diferentes contextos históricos.

5. Debate sobre Direitos Humanos

Organizar um debate sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua importância na história. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo a habilidade EF15HI05, que trata da análise crítica de documentos históricos e sua relevância atual.

6. Mapa Conceitual de Civilizações Antigas

Os alunos podem criar um mapa conceitual que relacione diferentes civilizações antigas, como Egito, Grécia e Roma. Essa atividade está ligada à habilidade EF15HI06, que envolve a comparação e a análise de diferentes culturas e suas contribuições para a história.

7. Entrevista com um Personagem Histórico

Os alunos podem realizar uma atividade de entrevista com um personagem histórico, como Dom Pedro II ou Getúlio Vargas. Essa atividade estimula a pesquisa e a empatia, promovendo a habilidade EF15HI07, que envolve a análise de biografias e suas influências na história.

8. Produção de um Documentário

Os alunos podem produzir um documentário sobre um tema histórico, como a Revolução Francesa. Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e edição, desenvolvendo a habilidade EF15HI08, que trata da produção de conhecimento histórico de forma multimodal.

9. Exposição de Arte Histórica

Os alunos podem criar obras de arte que representem eventos ou figuras históricas e organizá-las em uma exposição. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15HI09, que envolve a interpretação de obras de arte e sua relação com o contexto histórico.

10. Visita Virtual a Museus

Os alunos podem participar de visitas virtuais a museus que abordem temas históricos, como o Museu da História do Brasil. Essa atividade promove a habilidade EF15HI10, que incentiva a pesquisa e a análise de fontes históricas em diferentes formatos.