15 Ideias de Atividades (BNCC) para o ensino fundamental de ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada com os alunos é o cultivo de diferentes tipos de plantas em ambientes variados. Os estudantes podem observar o crescimento das plantas em condições de luz, água e solo diferentes. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI07, que envolve a investigação das condições necessárias para o desenvolvimento de seres vivos.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A habilidade EF05CI06 é abordada, pois os alunos aprendem sobre os processos naturais que ocorrem no meio ambiente.

3. Observação de Insetos

Organizar uma saída de campo para observar insetos em seu habitat natural é uma excelente maneira de ensinar sobre a biodiversidade. Os alunos podem coletar dados sobre diferentes espécies, suas características e funções no ecossistema, alinhando-se à habilidade EF05CI08, que trata da diversidade de seres vivos.

4. Experimentos com Magnetismo

Os alunos podem realizar experimentos simples com ímãs para explorar os princípios do magnetismo. Eles podem testar quais materiais são atraídos pelos ímãs e discutir as propriedades dos materiais. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI09, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

5. Construção de Terrários

Os estudantes podem construir terrários para observar como diferentes organismos interagem em um ecossistema fechado. Essa atividade permite que eles aprendam sobre a cadeia alimentar e a importância da conservação. A habilidade EF05CI10 é abordada, pois os alunos estudam as relações entre os seres vivos e o ambiente.

6. Experimentos com Água e Óleo

Realizar experimentos que demonstrem a imiscibilidade entre água e óleo é uma maneira divertida de ensinar sobre propriedades dos líquidos. Os alunos podem observar como as substâncias se comportam e discutir conceitos como densidade e miscibilidade, alinhando-se à habilidade EF05CI11.

7. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando suas descobertas sobre plantas, animais e fenômenos naturais ao longo do tempo. Essa atividade estimula a curiosidade e a investigação, relacionada à habilidade EF05CI12, que envolve a observação e registro de fenômenos naturais.

8. Montagem de um Sistema Solar

Uma atividade interessante é a montagem de um modelo do sistema solar, onde os alunos podem aprender sobre os planetas, suas características e a ordem em que orbitam o sol. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF05CI13, que envolve o estudo do sistema solar e suas particularidades.

9. Experimentos com Reações Químicas

Os alunos podem realizar experimentos simples que demonstrem reações químicas, como a mistura de bicarbonato de sódio e vinagre. Eles podem observar a liberação de gás e discutir o que acontece durante a reação, alinhando-se à habilidade EF05CI14, que envolve a investigação de transformações químicas.

10. Criação de Cartazes sobre Sustentabilidade

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre práticas sustentáveis, como reciclagem e conservação de água. Essa atividade promove a conscientização ambiental e está relacionada à habilidade EF05CI15, que envolve a discussão sobre a importância da sustentabilidade e a preservação do meio ambiente.