15 Ideias de Atividades (BNCC) para o ensino fundamental 2

1. Jogo de Tabuleiro sobre História

Desenvolva um jogo de tabuleiro que aborde eventos históricos importantes do Brasil e do mundo. Os alunos podem criar perguntas e respostas baseadas em conteúdos estudados, promovendo a pesquisa e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF09HI01.

2. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre temas relevantes, como cidadania, meio ambiente ou cultura. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a oratória. Habilidade BNCC: EF15LP01.

3. Feira de Ciências

Organizar uma feira de ciências onde os alunos apresentam projetos que abordem fenômenos naturais ou experimentos científicos. Essa atividade promove a curiosidade e a investigação. Habilidade BNCC: EF09CI01.

4. Criação de Blog

Os alunos podem criar um blog sobre um tema de interesse, escrevendo artigos e postagens que estimulem a leitura e a escrita. Essa atividade pode incluir a pesquisa sobre SEO e marketing digital. Habilidade BNCC: EF15LP02.

5. Debate sobre Atualidades

Promova um debate em sala de aula sobre temas atuais, como política, saúde ou tecnologia. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de argumentação e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Criação de Vídeo Educativo

Os alunos podem produzir um vídeo educativo sobre um tema estudado, utilizando ferramentas digitais. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF09ET01.

7. Mapa Conceitual

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema específico, relacionando conceitos e ideias. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de informações. Habilidade BNCC: EF09LP01.

8. Simulação de Conferência

Organize uma simulação de conferência onde os alunos representam diferentes países e discutem temas globais, como mudanças climáticas ou direitos humanos. Habilidade BNCC: EF09GE01.

9. Análise de Obras Literárias

Os alunos podem realizar uma análise de obras literárias, discutindo temas, personagens e contextos históricos. Essa atividade estimula a interpretação e a crítica literária. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Projeto de Sustentabilidade

Desenvolva um projeto de sustentabilidade em que os alunos proponham soluções para problemas ambientais na escola ou na comunidade. Essa atividade incentiva a responsabilidade social e a cidadania. Habilidade BNCC: EF09CI02.

11. Criação de Quadrinhos

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que aborde um tema estudado, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Habilidade BNCC: EF15LP05.

12. Oficina de Teatro

Realize uma oficina de teatro onde os alunos podem encenar peças que abordem temas históricos ou literários. Essa atividade desenvolve habilidades de expressão e trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF09AR01.

13. Pesquisa de Campo

Os alunos podem realizar uma pesquisa de campo sobre a biodiversidade local, coletando dados e apresentando suas descobertas. Essa atividade promove a observação e a análise crítica. Habilidade BNCC: EF09CI03.

14. Criação de Infográficos

Os alunos devem criar infográficos sobre temas relevantes, utilizando dados e informações de forma visual. Essa atividade estimula a síntese de informações e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP06.

15. Jogo de Perguntas e Respostas

Desenvolva um jogo de perguntas e respostas sobre conteúdos estudados, promovendo a revisão e o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF09LP07.