15 Ideias de Atividades (BNCC) para o EJA

1. Leitura e Interpretação de Textos

Uma atividade essencial para o EJA é a leitura e interpretação de textos variados, como contos, crônicas e notícias. Os alunos podem trabalhar em grupos para discutir o conteúdo, identificar a ideia principal e os elementos que compõem o texto. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que envolve a leitura de diferentes gêneros textuais.

2. Produção de Textos Criativos

Estimular a produção de textos criativos é uma ótima maneira de desenvolver a escrita dos alunos. Eles podem criar histórias, poemas ou crônicas, utilizando elementos da narrativa. Essa atividade atende à habilidade BNCC EF15LP02, que foca na produção de textos de diferentes gêneros.

3. Jogos de Matemática

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais que envolvam operações matemáticas pode tornar o aprendizado mais divertido. Os alunos podem competir em grupos, resolvendo problemas matemáticos que exigem raciocínio lógico. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a resolução de problemas.

4. Projetos de Pesquisa

Os alunos podem desenvolver projetos de pesquisa sobre temas de interesse, como meio ambiente ou cultura local. Essa atividade incentiva a busca por informações e a organização do conhecimento. A habilidade BNCC EF15CI01 é contemplada, pois envolve a investigação científica.

5. Debates e Discussões

Promover debates sobre temas atuais ou questões sociais estimula o pensamento crítico e a argumentação. Os alunos podem se dividir em grupos para defender diferentes pontos de vista. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP03, que envolve a argumentação oral.

6. Atividades Artísticas

Incluir atividades artísticas, como pintura, desenho ou teatro, pode ajudar os alunos a expressarem suas emoções e pensamentos. Essas atividades podem ser relacionadas a temas estudados em sala. A habilidade BNCC EF15AR01 é contemplada, que envolve a apreciação e a produção artística.

7. Visitas a Museus ou Exposições

Organizar visitas a museus ou exposições culturais proporciona uma experiência enriquecedora. Os alunos podem observar e discutir obras de arte ou exposições científicas, relacionando-as ao conteúdo aprendido. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15HI01, que envolve a compreensão do patrimônio cultural.

8. Criação de Blog ou Jornal Escolar

Os alunos podem criar um blog ou um jornal escolar, onde publicarão notícias, crônicas e opiniões. Essa atividade estimula a escrita e a pesquisa, além de promover a comunicação. A habilidade BNCC EF15LP04 é atendida, que envolve a produção de textos para diferentes mídias.

9. Atividades de Cidadania

Promover atividades que discutam direitos e deveres dos cidadãos é fundamental. Os alunos podem criar cartazes ou campanhas de conscientização sobre temas sociais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15CI02, que aborda a educação para a cidadania.

10. Uso de Tecnologias Educacionais

Incorporar tecnologias, como aplicativos educativos e plataformas online, pode enriquecer o aprendizado. Os alunos podem realizar atividades interativas que abordem conteúdos de forma lúdica. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EF15ET01, que envolve o uso de tecnologias na educação.