15 Ideias de Atividades (BNCC) para o Dia das Mães educação infantil

1. Cartão de Dia das Mães

Os alunos podem criar cartões personalizados para suas mães utilizando papel colorido, canetinhas e outros materiais de artesanato. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão afetiva. Habilidade BNCC: EF15AR01 – Produzir e criar obras de arte a partir de diferentes materiais.

2. Poemas para Mães

Os estudantes podem escrever poemas dedicados às suas mães, explorando rimas e ritmos. Essa atividade desenvolve a habilidade de escrita e a sensibilidade poética. Habilidade BNCC: EF15LP01 – Produzir textos de diferentes gêneros, considerando a intenção comunicativa.

3. Mural de Fotos

Os alunos podem trazer fotos de momentos especiais com suas mães e criar um mural na sala de aula. Essa atividade promove a interação e o compartilhamento de experiências. Habilidade BNCC: EF15AR02 – Criar e organizar exposições de arte.

4. Música para Mães

As crianças podem aprender uma canção que homenageie as mães e apresentá-la em sala. Essa atividade estimula a musicalidade e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15MU01 – Participar de atividades musicais, reconhecendo a importância da música na cultura.

5. História em Quadrinhos

Os alunos podem criar uma história em quadrinhos que retrate um dia especial com suas mães. Essa atividade desenvolve a narrativa e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15LP02 – Criar narrativas em diferentes formatos, como histórias em quadrinhos.

6. Oficina de Culinária

Organizar uma oficina de culinária onde os alunos possam preparar um lanche para suas mães. Essa atividade promove a autonomia e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15ET01 – Planejar e executar atividades de culinária, respeitando normas de higiene.

7. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar uma peça que homenageie as mães. Essa atividade estimula a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR03 – Participar de atividades teatrais, explorando diferentes linguagens artísticas.

8. Desenho Livre

As crianças podem fazer um desenho livre que represente o amor que sentem por suas mães. Essa atividade estimula a expressão artística e a individualidade. Habilidade BNCC: EF15AR04 – Produzir desenhos e pinturas, explorando diferentes técnicas.

9. Entrevista com as Mães

Os alunos podem entrevistar suas mães sobre suas histórias e experiências. Essa atividade desenvolve habilidades de comunicação e escuta. Habilidade BNCC: EF15LP03 – Realizar entrevistas, respeitando a diversidade de opiniões.

10. Jogo de Memória

Os alunos podem criar um jogo de memória com fotos de momentos especiais com suas mães. Essa atividade estimula a memória e a concentração. Habilidade BNCC: EF15MA01 – Desenvolver jogos que estimulem o raciocínio lógico e a memória.

11. Cartaz de Agradecimento

Os alunos podem criar um cartaz coletivo de agradecimento às mães, utilizando recortes e colagens. Essa atividade promove a colaboração e o reconhecimento. Habilidade BNCC: EF15AR05 – Criar obras coletivas, respeitando a contribuição de cada um.

12. Dia de Spa

Organizar um dia de spa na escola, onde os alunos podem fazer atividades relaxantes e criar produtos de beleza para suas mães. Habilidade BNCC: EF15ET02 – Planejar e executar atividades de cuidados pessoais e bem-estar.

13. Vídeo Mensagem

Os alunos podem gravar uma mensagem em vídeo para suas mães, expressando seu amor e gratidão. Essa atividade desenvolve habilidades tecnológicas e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15TE01 – Utilizar tecnologias digitais para produzir e compartilhar conteúdos.

14. Caça ao Tesouro

Organizar uma caça ao tesouro com pistas que levem a pequenos presentes para as mães. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF15MA02 – Resolver problemas matemáticos em situações do cotidiano.

15. Exposição de Trabalhos

Os alunos podem organizar uma exposição com todos os trabalhos realizados em homenagem às mães, convidando-as para visitar. Essa atividade promove a valorização do trabalho coletivo e a interação familiar. Habilidade BNCC: EF15AR06 – Organizar exposições de arte, valorizando a produção dos colegas.