15 Ideias de Atividades (BNCC) para o Dia das Bruxas educação infantil

1. Contação de Histórias de Halloween

Uma atividade que encanta as crianças é a contação de histórias relacionadas ao Dia das Bruxas. Os professores podem selecionar contos que abordem temas como amizade, coragem e superação, utilizando personagens típicos do Halloween, como bruxas, fantasmas e monstros. Essa atividade pode ser complementada com a dramatização das histórias, onde os alunos podem representar os personagens. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Máscaras de Halloween

Os alunos podem criar suas próprias máscaras de Halloween utilizando materiais recicláveis, como papelão, tintas e outros itens de artesanato. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora, além de permitir que as crianças aprendam sobre a importância da reciclagem. Habilidade BNCC: EF15AR01.

3. Caça ao Tesouro Temática

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas ao Halloween pode ser uma forma divertida de aprender. Os professores podem criar enigmas e desafios que envolvam conhecimentos de matemática e língua portuguesa, levando os alunos a diferentes locais da escola. Habilidade BNCC: EF15MA03.

4. Oficina de Doces de Halloween

Uma atividade prática que pode ser realizada é a oficina de doces, onde os alunos aprendem a fazer guloseimas típicas do Halloween, como “dedos de bruxa” (biscoitos) e “sangue de vampiro” (gelatina). Essa atividade pode incluir discussões sobre alimentação saudável e a importância de uma dieta balanceada. Habilidade BNCC: EF15CI03.

5. Desfile de Fantasias

Promover um desfile de fantasias de Halloween é uma ótima maneira de incentivar a expressão pessoal e a autoestima das crianças. Os alunos podem criar suas próprias fantasias em casa ou na escola, e o desfile pode ser uma oportunidade para falar sobre diversidade e respeito às diferenças. Habilidade BNCC: EF15EF01.

6. Criação de Poemas de Halloween

Estimular a escrita criativa através da elaboração de poemas com temas de Halloween pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem explorar rimas e ritmos, além de trabalhar a construção de frases e a expressão de sentimentos. Habilidade BNCC: EF15LP02.

7. Pintura de Abóboras

A pintura de abóboras é uma atividade divertida que permite que as crianças explorem sua criatividade. Os alunos podem usar tintas, adesivos e outros materiais para decorar as abóboras, aprendendo sobre a cultura do Halloween e a importância das tradições. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Jogos de Tabuleiro Temáticos

Os professores podem criar jogos de tabuleiro com perguntas e desafios relacionados ao Halloween, abordando conteúdos de diversas disciplinas. Essa atividade promove o trabalho em equipe e o raciocínio lógico, além de ser uma forma lúdica de aprendizado. Habilidade BNCC: EF15MA01.

9. Experimentos Científicos de Halloween

Realizar experimentos científicos com temas de Halloween, como a reação entre bicarbonato de sódio e vinagre para criar “sangue” efervescente, pode ser uma forma divertida de ensinar ciências. Os alunos aprendem sobre reações químicas de maneira prática e envolvente. Habilidade BNCC: EF15CI01.

10. Músicas e Danças de Halloween

Incorporar músicas e danças temáticas do Halloween nas aulas pode ser uma maneira animada de ensinar sobre ritmos e movimentos corporais. Os alunos podem aprender canções tradicionais e criar coreografias, promovendo a expressão corporal e a socialização. Habilidade BNCC: EF15EF02.