15 Ideias de Atividades (BNCC) para o carnaval

1. Máscaras de Carnaval: Criatividade e Cultura

Uma atividade divertida e educativa é a confecção de máscaras de carnaval. Os alunos podem utilizar materiais recicláveis, como papelão, tecidos e tintas, para criar suas próprias máscaras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a discussão sobre a importância das tradições culturais. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR01.

2. Desfile de Fantasias: Aprendendo sobre Diversidade

Organizar um desfile de fantasias na escola é uma excelente maneira de celebrar a diversidade cultural. Os alunos podem pesquisar sobre diferentes fantasias de carnaval ao redor do mundo e apresentar suas criações. Essa atividade promove o respeito e a valorização das diferenças. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF01.

3. Músicas de Carnaval: Ritmos e Tradições

Os alunos podem explorar as músicas típicas do carnaval, aprendendo sobre os diferentes ritmos, como samba, frevo e axé. A atividade pode incluir a criação de uma playlist colaborativa e a análise das letras das músicas, discutindo suas temáticas e contextos sociais. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR02.

4. Oficina de Dança: Movimentos e Expressão Corporal

Promover uma oficina de dança onde os alunos aprendem passos de diferentes danças de carnaval é uma ótima forma de integrar movimento e cultura. Os alunos podem se apresentar em grupos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e expressão corporal. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF02.

5. Criação de Instrumentos Musicais: Sons do Carnaval

Os alunos podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais recicláveis. Essa atividade não só ensina sobre a produção de som, mas também sobre a importância da música no carnaval. Após a confecção, os alunos podem realizar uma apresentação musical. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR03.

6. Pintura Facial: Arte e Identidade

Realizar uma atividade de pintura facial permite que os alunos expressem sua identidade e criatividade. Os alunos podem aprender sobre as diferentes técnicas de pintura e suas significações culturais. Essa atividade pode ser realizada em conjunto com o desfile de fantasias. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR04.

7. Contação de Histórias de Carnaval: Literatura e Cultura

Os alunos podem pesquisar e contar histórias sobre o carnaval, suas origens e tradições. Essa atividade estimula a leitura e a oralidade, além de promover o conhecimento sobre a cultura brasileira. Habilidade BNCC: Língua Portuguesa – EF15LP01.

8. Criação de Cartazes: Comunicação Visual

Os alunos podem criar cartazes que promovam a conscientização sobre a importância do carnaval e suas tradições. Essa atividade envolve pesquisa, criatividade e habilidades de comunicação visual, permitindo que os alunos expressem suas opiniões e ideias. Habilidade BNCC: Arte – EF15AR05.

9. Jogos de Carnaval: Lúdico e Educativo

Organizar jogos temáticos de carnaval, como gincanas e brincadeiras tradicionais, é uma maneira divertida de ensinar sobre a cultura e a história do carnaval. Os alunos podem participar em equipes, desenvolvendo habilidades de cooperação e respeito. Habilidade BNCC: Educação Física – EF15EF03.

10. Pesquisa sobre o Carnaval: Conhecimento e História

Os alunos podem realizar uma pesquisa sobre a história do carnaval no Brasil, suas influências e transformações ao longo dos anos. Essa atividade estimula o pensamento crítico e a análise histórica, permitindo que os alunos compreendam a importância do carnaval na cultura brasileira. Habilidade BNCC: História – EF15HI01.