15 Ideias de Atividades (BNCC) para o 5º ano de matemática

1. Jogo de Tabuada com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados para praticar a tabuada. Os alunos jogam os dados e multiplicam os números que saem, anotando os resultados. Essa atividade desenvolve a habilidade de cálculo mental e a compreensão das operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF05MA02.

2. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre a temperatura da semana ou a quantidade de frutas consumidas na escola e, em seguida, criam gráficos de barras ou de linhas. Essa atividade promove a interpretação de dados e a visualização de informações. Habilidade BNCC: EF05MA17.

3. Caça ao Tesouro Matemático

Organize uma caça ao tesouro onde cada pista envolve um problema matemático a ser resolvido. Os alunos precisam usar suas habilidades de resolução de problemas para avançar. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a colaboração. Habilidade BNCC: EF05MA06.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Crie ou utilize jogos de tabuleiro que envolvam questões matemáticas. Os alunos podem jogar em grupos, respondendo perguntas para avançar no tabuleiro. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a aplicação prática da matemática. Habilidade BNCC: EF05MA01.

5. Construção de Figuras Geométricas

Os alunos utilizam materiais como palitos de picolé e massinha para construir figuras geométricas. Essa atividade ajuda a entender as propriedades das formas e a relação entre elas. Habilidade BNCC: EF05MA09.

6. Desafio de Problemas Matemáticos

Proponha um desafio em que os alunos devem resolver uma série de problemas matemáticos em um tempo determinado. Essa atividade estimula a agilidade no raciocínio e a aplicação de diferentes estratégias de resolução. Habilidade BNCC: EF05MA03.

7. Estudo de Medidas com Receitas

Utilize receitas culinárias para ensinar medidas e proporções. Os alunos podem preparar uma receita simples, medindo os ingredientes. Essa atividade conecta a matemática ao cotidiano e desenvolve habilidades práticas. Habilidade BNCC: EF05MA10.

8. Criação de um Orçamento Simulado

Os alunos recebem um valor fictício e devem criar um orçamento para uma festa. Eles precisam calcular despesas e fazer escolhas, desenvolvendo habilidades de planejamento e gestão financeira. Habilidade BNCC: EF05MA11.

9. Atividade de Simetria com Desenhos

Os alunos criam desenhos simétricos utilizando papel dobrado. Ao abrir o papel, eles observam a simetria e discutem suas propriedades. Essa atividade promove a compreensão de conceitos geométricos. Habilidade BNCC: EF05MA08.

10. Jogos de Cartas Matemáticas

Utilize um baralho para criar jogos que envolvam operações matemáticas, como soma e subtração. Os alunos podem competir para ver quem resolve mais operações corretamente. Essa atividade torna o aprendizado divertido e dinâmico. Habilidade BNCC: EF05MA04.