15 Ideias de Atividades (BNCC) para o 4º ano ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o Jogo da Memória com palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem criar pares de cartões com definições e termos, promovendo a interação e a aprendizagem colaborativa. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e a produção de textos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas da BNCC, como cidadania e meio ambiente. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de desenvolver a habilidade de narrar e descrever. A atividade está relacionada à habilidade EF15LP02, que trata da produção de textos narrativos.

3. Debate sobre Temas Sociais

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como diversidade e inclusão, ajuda os alunos a desenvolverem o pensamento crítico e a argumentação. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI01, que envolve a discussão de questões sociais e ambientais.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de substâncias para observar reações, permite que os alunos aprendam na prática. Essa atividade está conectada à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação e a experimentação em ciências.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem produzir vídeos educativos sobre temas estudados, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma clara e objetiva, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que trata da produção de textos multimídia.

6. Mapa Conceitual Coletivo

Elaborar um mapa conceitual coletivo em sala de aula ajuda os alunos a organizarem o conhecimento de forma visual. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes tipos de textos.

7. Leitura e Análise de Contos

Realizar a leitura e análise de contos clássicos e contemporâneos permite que os alunos desenvolvam a interpretação de texto e a apreciação literária. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a análise de obras literárias.

8. Criação de Jogos Educativos

Os alunos podem criar jogos educativos que abordem conteúdos de matemática e ciências, promovendo a aprendizagem lúdica. Essa atividade está conectada à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Visitas Virtuais a Museus

Realizar visitas virtuais a museus e exposições culturais permite que os alunos conheçam a história e a cultura de diferentes sociedades. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15HI01, que envolve o estudo da história e da cultura.

10. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre temas relevantes, desenvolvendo habilidades de comunicação e pesquisa. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP06, que trata da produção de textos orais e audiovisuais.