15 Ideias de Atividades (BNCC) para matemática ensino fundamental

1. Jogo de Tabuada com Dados

Uma atividade lúdica que envolve o uso de dados para praticar a tabuada. Os alunos jogam dois dados e multiplicam os números que saem, anotando os resultados. Essa atividade desenvolve a habilidade de cálculo mental e a compreensão das operações matemáticas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para resolver. Cada resposta correta leva a uma nova pista, até que encontrem o “tesouro”. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF04MA13.

3. Criação de Gráficos com Dados Reais

Os alunos coletam dados sobre um tema de interesse (como a altura dos colegas) e criam gráficos de barras ou de pizza. Essa atividade ensina sobre a representação de dados e a interpretação de gráficos. Habilidade BNCC: EF05MA15.

4. Jogos de Tabuleiro Matemáticos

Utilizar jogos de tabuleiro que envolvem cálculos matemáticos, como o Banco Imobiliário, para ensinar sobre adição, subtração e gestão financeira. Essa atividade promove a aprendizagem de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF02MA07.

5. Desafio de Problemas em Grupo

Dividir a turma em grupos e apresentar um problema matemático desafiador. Cada grupo deve discutir e encontrar a solução, apresentando-a para a turma. Essa atividade incentiva a colaboração e o pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF05MA16.

6. Criação de Jogos de Cartas

Os alunos criam um jogo de cartas que envolve operações matemáticas, como somas e subtrações. Essa atividade estimula a criatividade e a prática das operações matemáticas de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF03MA08.

7. Atividade de Medidas com Objetos do Dia a Dia

Os alunos trazem objetos de casa e medem suas dimensões, como comprimento e largura, utilizando réguas. Essa atividade ensina sobre medidas e unidades, além de desenvolver habilidades práticas. Habilidade BNCC: EF04MA09.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos Matemáticas

Os alunos criam histórias em quadrinhos que envolvem problemas matemáticos. Essa atividade estimula a criatividade e a aplicação de conceitos matemáticos em situações do cotidiano. Habilidade BNCC: EF05MA14.

9. Experimentos com Probabilidade

Realizar experimentos simples, como lançar moedas ou dados, para ensinar sobre probabilidade. Os alunos registram os resultados e discutem as chances de cada evento. Essa atividade promove a compreensão de conceitos estatísticos. Habilidade BNCC: EF05MA17.

10. Atividade de Cálculo de Preços em Supermercado

Os alunos simulam uma compra em um supermercado, calculando o total das compras e aplicando descontos. Essa atividade ensina sobre operações matemáticas e a importância do planejamento financeiro. Habilidade BNCC: EF04MA12.

11. Construção de Sólidos Geométricos

Utilizando materiais recicláveis, os alunos constroem sólidos geométricos, como cubos e pirâmides. Essa atividade ajuda na visualização e compreensão das formas tridimensionais. Habilidade BNCC: EF03MA10.

12. Jogo da Velha Matemático

Adaptar o jogo da velha para incluir operações matemáticas. Os alunos precisam resolver a operação para marcar seu espaço no tabuleiro. Essa atividade combina diversão e aprendizado de forma interativa. Habilidade BNCC: EF02MA06.

13. Atividade de Sequências Numéricas

Os alunos devem identificar e criar sequências numéricas, como a sequência de Fibonacci. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a compreensão de padrões matemáticos. Habilidade BNCC: EF04MA11.

14. Desenho de Gráficos de Funções

Os alunos desenham gráficos de funções simples, como a função linear, utilizando papel milimetrado. Essa atividade ensina sobre a representação gráfica de funções e suas características. Habilidade BNCC: EF05MA18.

15. Estudo de Frações com Pizza

Utilizar uma pizza de papel para ensinar frações. Os alunos cortam a pizza em partes e aprendem sobre frações equivalentes e simplificação. Essa atividade torna o aprendizado de frações mais visual e prático. Habilidade BNCC: EF03MA12.