15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino médio

1. Debate sobre Sustentabilidade

Organizar um debate em sala de aula sobre práticas sustentáveis e suas implicações sociais e ambientais. Os alunos devem pesquisar sobre diferentes aspectos da sustentabilidade, como consumo consciente, energias renováveis e a importância da preservação ambiental. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EM13CNT101, que aborda a análise crítica de informações e a construção de argumentos.

2. Projeto de Pesquisa sobre Cultura Brasileira

Os alunos podem desenvolver um projeto de pesquisa sobre a diversidade cultural brasileira, explorando temas como música, dança, culinária e festividades. A atividade pode incluir entrevistas com membros da comunidade e apresentações em sala. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC: EM13CHS101, que incentiva a pesquisa e a valorização da cultura local.

3. Criação de um Blog Educacional

Os estudantes podem criar um blog onde compartilham suas reflexões sobre temas abordados em aula, como literatura, história ou ciências. Essa atividade estimula a escrita criativa e a expressão pessoal, alinhando-se à habilidade BNCC: EM13LP01, que foca na produção de textos em diferentes formatos.

4. Simulação de Conferência Internacional

Realizar uma simulação de conferência internacional onde os alunos representam diferentes países e discutem questões globais, como mudanças climáticas e direitos humanos. Essa atividade promove a pesquisa e o debate, alinhando-se à habilidade BNCC: EM13CHS102, que trata da análise de questões sociais e políticas.

5. Análise de Filmes Clássicos

Assistir a filmes clássicos e realizar uma análise crítica sobre os temas abordados, como ética, moral e sociedade. Os alunos podem discutir em grupos e apresentar suas conclusões. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC: EM13LP02, que envolve a interpretação de diferentes linguagens artísticas.

6. Produção de Podcast

Os alunos podem criar um podcast sobre um tema de interesse, como tecnologia, saúde ou educação. Essa atividade envolve pesquisa, roteirização e gravação, alinhando-se à habilidade BNCC: EM13LP03, que incentiva a produção de conteúdos em diferentes mídias.

7. Experimentos Científicos

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, como reações químicas ou estudos sobre a biodiversidade local. Os alunos devem documentar o processo e os resultados. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EM13CN01, que aborda a investigação e a experimentação científica.

8. Criação de Campanha Publicitária

Os alunos podem desenvolver uma campanha publicitária para um produto fictício, considerando aspectos como público-alvo, mensagem e meios de divulgação. Essa atividade estimula a criatividade e o pensamento crítico, alinhando-se à habilidade BNCC: EM13LP04, que trata da produção de textos publicitários.

9. Estudo de Caso sobre Empreendedorismo

Os estudantes podem analisar um estudo de caso de uma empresa de sucesso, discutindo fatores que contribuíram para seu crescimento e desafios enfrentados. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC: EM13MAT01, que envolve a análise de dados e tomada de decisões.

10. Criação de Jogo Educativo

Os alunos podem criar um jogo educativo que ensine conceitos de matemática, ciências ou história. A atividade pode incluir a elaboração de regras, tabuleiro e peças. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC: EM13MAT02, que incentiva a aplicação de conceitos matemáticos de forma lúdica.