15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino fundamental I educação física

1. Jogo da Memória com Movimentos Corporais

Esta atividade consiste em criar um jogo da memória utilizando cartões que representam diferentes movimentos corporais, como saltos, giros e corridas. Os alunos devem encontrar os pares de movimentos e, ao fazê-lo, realizar a ação correspondente. Essa atividade promove a memória, a coordenação motora e o conhecimento sobre o corpo. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organizar um circuito com diferentes estações, cada uma com uma atividade física específica, como corrida, salto em distância, e exercícios de força. Os alunos devem passar por todas as estações em um tempo determinado. Essa atividade estimula a resistência, a força e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Saúde

Adaptar o tradicional jogo da dança das cadeiras, onde cada vez que a música para, os alunos devem sentar em uma cadeira que possui um tema de saúde, como alimentação saudável ou exercícios físicos. Ao sentar, eles devem discutir rapidamente o tema. Essa atividade promove a conscientização sobre saúde e bem-estar. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Desafios Físicos

Organizar uma caça ao tesouro onde os alunos precisam completar desafios físicos para encontrar pistas. Cada pista pode exigir que eles realizem uma atividade, como correr até um ponto específico ou fazer um número determinado de saltos. Essa atividade estimula a resolução de problemas e a atividade física. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Jogos Tradicionais Brasileiros

Incorporar jogos tradicionais, como o “pique-esconde” ou “queimada”, nas aulas de educação física. Esses jogos ajudam a desenvolver habilidades motoras, trabalho em equipe e respeito às regras. Além disso, promovem a cultura brasileira. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Atividades de Rítmica e Coordenação

Propor atividades que envolvam rítmica, como danças ou exercícios com música, onde os alunos devem seguir o ritmo e realizar movimentos coordenados. Isso ajuda a desenvolver a coordenação motora e a percepção rítmica. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Mini-Olimpíadas

Organizar mini-olimpíadas na escola, onde os alunos competem em diferentes modalidades esportivas, como corrida, salto em altura e arremesso de peso. Essa atividade promove a competição saudável, a disciplina e o espírito esportivo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Incluir sessões de alongamento e relaxamento após as atividades físicas. Os alunos podem aprender sobre a importância do alongamento para prevenir lesões e melhorar a flexibilidade. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Jogos de Tabuleiro com Temas de Esporte

Desenvolver jogos de tabuleiro que envolvam perguntas sobre esportes, regras e habilidades físicas. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo o aprendizado colaborativo e a diversão. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Educação Ambiental e Movimento

Realizar atividades ao ar livre que combinem educação ambiental com movimento, como caminhadas em trilhas, onde os alunos aprendem sobre a flora e fauna local enquanto se exercitam. Essa atividade promove a consciência ambiental e a saúde física. Habilidade BNCC: EF15EF10.