15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino fundamental de educação física

1. Jogo da Memória com Esportes

Uma atividade que estimula a memória e o conhecimento sobre diferentes esportes. Os alunos devem formar pares de cartas que representam modalidades esportivas e suas regras. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF01, que aborda a compreensão das regras dos jogos e esportes.

2. Circuito de Atividades Físicas

Organize um circuito com estações que envolvam diferentes exercícios, como saltos, corridas e lançamentos. Os alunos devem passar por cada estação, realizando a atividade proposta. Essa dinâmica atende à habilidade EF15EF02, que enfatiza a prática de atividades físicas variadas.

3. Dança das Cadeiras com Temas de Esportes

Adapte o clássico jogo da dança das cadeiras, utilizando músicas relacionadas a esportes. Ao parar a música, os alunos devem responder a perguntas sobre as modalidades. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF03, que incentiva a reflexão sobre a cultura corporal.

4. Torneio de Mini-Esportes

Realize um torneio com mini-versões de esportes como futebol, basquete e vôlei. Divida a turma em equipes e promova jogos rápidos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF04, que promove a vivência de diferentes esportes em um contexto lúdico.

5. Criação de Coreografias de Dança

Os alunos devem criar uma coreografia em grupo, utilizando movimentos de diferentes danças. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF15EF05, que valoriza a dança como forma de expressão.

6. Caça ao Tesouro com Temática Esportiva

Organize uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a esportes e atividades físicas. Os alunos devem resolver enigmas e realizar tarefas físicas para encontrar o tesouro. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF06, que incentiva a exploração do ambiente.

7. Jogos de Tabuleiro sobre Esportes

Crie jogos de tabuleiro que abordem regras e curiosidades sobre diferentes esportes. Os alunos jogam em grupos, aprendendo enquanto se divertem. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF07, que promove a reflexão sobre a cultura esportiva.

8. Atividades de Alongamento e Relaxamento

Ensine os alunos a importância do alongamento e do relaxamento após atividades físicas. Realize uma sessão de alongamento guiada, enfatizando a prevenção de lesões. Essa prática atende à habilidade EF15EF08, que aborda a saúde e o bem-estar.

9. Desafio de Habilidades Motoras

Proponha um desafio onde os alunos devem demonstrar diferentes habilidades motoras, como equilíbrio, coordenação e agilidade. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15EF09, que valoriza o desenvolvimento motor.

10. Criação de um Jornal de Atividades Físicas

Os alunos devem criar um jornal que documente suas atividades físicas, incluindo entrevistas, dicas de saúde e relatos de experiências. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15EF10, que incentiva a reflexão sobre a prática de atividades físicas.