15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino fundamental 3º ano

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave

Uma atividade que estimula a memorização e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a produção de textos orais e escritos, além de promover a interação entre os alunos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que abordem temas estudados em sala. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita, alinhando-se à habilidade EF15LP02, que trata da leitura e produção de textos em diferentes gêneros.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes pode ser uma excelente forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15CI01, que incentiva a argumentação e a reflexão sobre questões contemporâneas.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, pode ajudar os alunos a entender conceitos de química de forma prática. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação e a experimentação científica.

5. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre temas que estão aprendendo. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de informações de forma criativa, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a produção de textos multimídia.

6. Mapa Conceitual

Os alunos podem elaborar mapas conceituais sobre um tema específico, ajudando a organizar e relacionar informações. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e a interpretação de diferentes representações gráficas.

7. Leitura e Análise de Poemas

Promover a leitura e a análise de poemas pode enriquecer o vocabulário e a sensibilidade literária dos alunos. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP04, que envolve a apreciação e a análise de obras literárias.

8. Criação de Jogos de Tabuleiro

Os alunos podem criar jogos de tabuleiro que abordem conteúdos estudados, como matemática ou ciências. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, alinhando-se à habilidade EF15MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.

9. Visitas Virtuais a Museus

Organizar visitas virtuais a museus pode enriquecer o conhecimento cultural dos alunos. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação das artes e da cultura.

10. Produção de Podcasts

Os alunos podem criar podcasts sobre temas de interesse, desenvolvendo habilidades de comunicação oral. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos orais e a utilização de diferentes mídias.