15 Ideias de Atividades (BNCC) para ensino fundamental séries iniciais

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade que estimula a memória e o vocabulário dos alunos é o jogo da memória com palavras. Os alunos devem criar pares de cartões com palavras e suas definições ou imagens correspondentes. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes disciplinas, como Língua Portuguesa e Ciências, e está alinhada à habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem desenvolver suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos criam. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita, além de trabalhar a sequência lógica de eventos. Está relacionada à habilidade EF15LP02, que aborda a produção de textos narrativos.

3. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, como a criação de um vulcão de bicarbonato de sódio, permite que os alunos aprendam sobre reações químicas de forma prática. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação e a experimentação no ensino de Ciências.

4. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. Está relacionada à habilidade EF15AR01, que envolve a apreciação e a criação de produções artísticas.

5. Mapa Conceitual

A construção de mapas conceituais sobre um tema estudado ajuda os alunos a organizarem suas ideias e a visualizarem conexões entre os conteúdos. Essa atividade pode ser aplicada em diversas disciplinas e está alinhada à habilidade EF15LP03, que envolve a organização de informações.

6. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro com pistas baseadas em obras literárias estimula a leitura e a interpretação de textos. Os alunos devem resolver enigmas que os levam a diferentes livros ou autores. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15LP04, que aborda a leitura de diferentes gêneros textuais.

7. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos tecnológicos. Essa atividade estimula a pesquisa e a apresentação de ideias de forma criativa, alinhando-se à habilidade EF15LP05, que envolve a produção de textos multimídia.

8. Jogo de Perguntas e Respostas

Realizar um jogo de perguntas e respostas sobre o conteúdo estudado é uma forma divertida de revisar o aprendizado. Os alunos podem trabalhar em grupos e criar suas próprias perguntas, promovendo a colaboração e o engajamento. Essa atividade está alinhada à habilidade EF15LP06, que envolve a interação oral.

9. Criação de um Jornal Escolar

A produção de um jornal escolar permite que os alunos pratiquem a escrita e a edição de textos, além de desenvolver habilidades de pesquisa. Essa atividade pode incluir notícias, entrevistas e crônicas, alinhando-se à habilidade EF15LP07, que aborda a produção de textos informativos.

10. Atividades de Matemática com Jogos

Utilizar jogos de tabuleiro ou digitais para ensinar conceitos matemáticos, como adição e subtração, torna o aprendizado mais lúdico e envolvente. Essa atividade está relacionada à habilidade EF02MA01, que envolve a resolução de problemas matemáticos.