15 Ideias de Atividades (BNCC) para EJA ensino fundamental

1. Jogo de Memória com Palavras-Chave

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo de memória utilizando palavras-chave relacionadas aos conteúdos estudados. Os alunos devem encontrar os pares de palavras que se relacionam, promovendo a fixação do vocabulário e conceitos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Produção de Textos Colaborativa

Os alunos se reúnem em grupos para criar uma história ou um texto informativo. Cada grupo pode trabalhar em uma parte do texto e, ao final, todos se juntam para compilar as partes. Essa atividade estimula a criatividade e a escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Debate sobre Temas Sociais

Organizar um debate em sala de aula sobre um tema social relevante, como meio ambiente ou cidadania. Os alunos devem pesquisar e apresentar argumentos, desenvolvendo habilidades de oratória e pensamento crítico. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos devem criar cartazes que abordem um tema específico estudado. Essa atividade pode incluir pesquisa, escrita e ilustração, permitindo que os alunos expressem suas ideias de forma visual. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Leitura e Interpretação de Textos

Realizar atividades de leitura e interpretação de textos variados, como contos, poesias e crônicas. Os alunos devem responder a perguntas e discutir as mensagens dos textos, desenvolvendo a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP04.

6. Produção de Vídeos Educativos

Os alunos podem criar vídeos curtos sobre um tema estudado, utilizando recursos como animações ou gravações. Essa atividade estimula a pesquisa e a criatividade, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP05.

7. Jogos de Tabuleiro Educativos

Desenvolver jogos de tabuleiro que abordem conteúdos curriculares, como matemática ou história. Os alunos podem jogar em grupos, promovendo a interação e a aprendizagem de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15MA01.

8. Pesquisa de Campo

Realizar uma pesquisa de campo sobre um tema local, como a história do bairro ou a fauna e flora da região. Os alunos devem coletar dados e apresentar suas descobertas em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15CI01.

9. Criação de Blogs ou Diários Online

Os alunos podem criar blogs ou diários online para registrar suas experiências e aprendizados. Essa atividade incentiva a escrita e a reflexão sobre o que foi aprendido. Habilidade BNCC: EF15LP06.

10. Atividades de Matemática com Jogos Digitais

Utilizar jogos digitais que envolvam raciocínio lógico e resolução de problemas matemáticos. Os alunos podem jogar em duplas ou grupos, promovendo a colaboração e o aprendizado ativo. Habilidade BNCC: EF15MA02.

11. Apresentações em PowerPoint

Os alunos devem preparar uma apresentação em PowerPoint sobre um tema estudado, utilizando imagens e textos. Essa atividade desenvolve habilidades de pesquisa e apresentação. Habilidade BNCC: EF15LP07.

12. Criação de Música ou Rimas

Estimular os alunos a criar músicas ou rimas que abordem conteúdos curriculares. Essa atividade promove a criatividade e a memorização de informações de forma divertida. Habilidade BNCC: EF15AR02.

13. Visitas a Museus ou Exposições

Organizar visitas a museus ou exposições que estejam relacionadas aos conteúdos estudados. Os alunos podem fazer anotações e depois discutir o que aprenderam em sala de aula. Habilidade BNCC: EF15HI01.

14. Dinâmicas de Grupo

Realizar dinâmicas de grupo que promovam a integração e o trabalho em equipe. Essas atividades podem ser relacionadas a temas como respeito e empatia, essenciais para o convívio escolar. Habilidade BNCC: EF15ET01.

15. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que abordem temas estudados, desenvolvendo habilidades de narrativa e criatividade. Essa atividade pode ser feita em grupos ou individualmente. Habilidade BNCC: EF15LP08.