15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação no campo

1. Horta Escolar

A criação de uma horta escolar é uma atividade prática que permite aos alunos aprenderem sobre cultivo, sustentabilidade e alimentação saudável. Os estudantes podem participar do planejamento, plantio e manutenção da horta, desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe e responsabilidade. Essa atividade está alinhada com a BNCC, especificamente na habilidade EF15CI01, que aborda a importância da agricultura e da produção de alimentos.

2. Observação de Fauna e Flora

Realizar passeios para observar a fauna e flora locais é uma excelente maneira de conectar os alunos com a natureza. Durante essas atividades, os estudantes podem registrar suas observações em diários de campo, promovendo a escrita e a pesquisa. Essa prática está relacionada à habilidade EF15CI02, que incentiva a observação e a descrição de seres vivos e seus habitats.

3. Experimentos com Solo

Os alunos podem realizar experimentos para entender a composição do solo, sua importância para o meio ambiente e como ele afeta o crescimento das plantas. Essa atividade prática pode incluir a coleta de amostras de solo e a análise de suas características. Essa atividade se alinha à habilidade EF15CI03, que envolve a investigação de propriedades dos materiais e suas interações.

4. Criação de um Jornal Escolar

Os estudantes podem criar um jornal escolar que aborde temas relacionados ao meio ambiente e à educação no campo. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e a criatividade, além de promover a discussão sobre questões sociais e ambientais. A habilidade EF15LP01 da BNCC, que trata da produção de textos, é diretamente aplicada aqui.

5. Projetos de Sustentabilidade

Desenvolver projetos que visem a sustentabilidade na escola ou na comunidade é uma forma de engajar os alunos em práticas conscientes. Isso pode incluir a coleta de lixo, a reciclagem e a conscientização sobre o uso de recursos naturais. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15CI04, que trata da análise de práticas sustentáveis.

6. Visitas a Propriedades Rurais

Organizar visitas a propriedades rurais permite que os alunos compreendam a realidade do campo e a importância da agricultura. Durante essas visitas, os estudantes podem entrevistar agricultores e aprender sobre as práticas agrícolas. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15GE01, que aborda a relação entre sociedade e natureza.

7. Criação de um Blog sobre o Campo

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados sobre a vida no campo. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o uso de tecnologias digitais. A habilidade EF15LP02 da BNCC, que envolve a produção de textos em diferentes mídias, é aplicada aqui.

8. Atividades de Educação Ambiental

Promover atividades de educação ambiental, como palestras e oficinas, ajuda os alunos a compreenderem a importância da preservação do meio ambiente. Essas atividades podem incluir discussões sobre desmatamento, poluição e conservação. A habilidade EF15CI05 da BNCC, que trata da educação ambiental, é fundamental nesse contexto.

9. Experiências Culturais do Campo

Os alunos podem pesquisar e apresentar experiências culturais do campo, como festas tradicionais e culinária local. Essa atividade promove o respeito à diversidade cultural e a valorização das tradições. A habilidade EF15AR01 da BNCC, que aborda a apreciação das manifestações culturais, é diretamente aplicada.

10. Debates sobre Agricultura Familiar

Organizar debates sobre a importância da agricultura familiar e seus impactos na sociedade é uma forma de desenvolver o pensamento crítico dos alunos. Essa atividade pode incluir a pesquisa de dados e a apresentação de argumentos. A habilidade EF15GE02 da BNCC, que trata da análise de questões sociais, é relevante aqui.