15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre o meio ambiente

1. Criação de um Jardim Sensorial

Uma atividade que envolve a criação de um jardim sensorial permite que as crianças explorem diferentes texturas, cores e cheiros das plantas. Os alunos podem plantar sementes de flores e ervas, aprendendo sobre o ciclo de vida das plantas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG02, que aborda a exploração de diferentes elementos da natureza.

2. Coleta de Lixo e Reciclagem

Organizar uma atividade de coleta de lixo na escola ou em um parque próximo é uma forma prática de ensinar sobre a importância da reciclagem. As crianças podem aprender a separar materiais recicláveis e não recicláveis, desenvolvendo a consciência ambiental. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG03, que incentiva a reflexão sobre o consumo e descarte de materiais.

3. Confecção de Brinquedos com Materiais Recicláveis

Estimular a criatividade dos alunos através da confecção de brinquedos com materiais recicláveis é uma excelente maneira de abordar a sustentabilidade. As crianças podem criar instrumentos musicais, bonecos ou jogos, utilizando garrafas PET, caixas de papelão e outros materiais. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03ET02, que promove a criação e a inovação.

4. Experimentos com Água

Realizar experimentos simples com água, como a observação da evaporação e da filtragem, ajuda as crianças a entenderem a importância desse recurso natural. Elas podem criar um mini sistema de filtragem utilizando areia e pedras, aprendendo sobre a preservação da água. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CN01, que aborda a investigação de fenômenos naturais.

5. Contação de Histórias sobre o Meio Ambiente

Promover sessões de contação de histórias que abordem temas ambientais é uma forma lúdica de sensibilizar as crianças. Livros que falam sobre a fauna e flora, além de fábulas que ensinam sobre a preservação, podem ser utilizados. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03LP01, que incentiva a apreciação de diferentes narrativas.

6. Criação de Cartazes Educativos

As crianças podem criar cartazes educativos sobre a importância da preservação do meio ambiente, utilizando desenhos e recortes. Essa atividade estimula o trabalho em grupo e a pesquisa sobre temas ambientais. A habilidade BNCC EI03EF01 é contemplada, promovendo a expressão artística e a comunicação.

7. Visita a uma Reserva Natural

Organizar uma visita a uma reserva natural ou parque ecológico permite que as crianças tenham contato direto com a natureza. Durante a visita, elas podem observar diferentes espécies de plantas e animais, aprendendo sobre a biodiversidade. Essa experiência se relaciona à habilidade BNCC EI03CN02, que envolve a observação e a análise do meio ambiente.

8. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar é uma ótima maneira de ensinar sobre o cultivo de plantas e a importância da alimentação saudável. As crianças podem plantar hortaliças e acompanhar seu crescimento, aprendendo sobre os cuidados necessários. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG01, que aborda o cuidado com o meio ambiente.

9. Criação de um Diário do Meio Ambiente

Estimular as crianças a manter um diário onde elas possam registrar suas observações sobre a natureza e suas experiências ambientais é uma atividade enriquecedora. Elas podem desenhar, escrever e colar fotos, refletindo sobre o que aprenderam. Essa prática se conecta à habilidade BNCC EI03LP02, que promove a escrita e a reflexão.

10. Jogos Cooperativos sobre Sustentabilidade

Desenvolver jogos cooperativos que abordem a temática da sustentabilidade é uma forma divertida de ensinar as crianças sobre a importância do trabalho em equipe e da preservação ambiental. Jogos como “Caça ao Tesouro Ecológico” podem ser utilizados para ensinar sobre a fauna e flora locais. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a prática de atividades físicas e a convivência social.