15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre leitura

1. Contação de Histórias Interativa

Uma atividade que envolve a contação de histórias de forma interativa, onde as crianças podem participar ativamente. O professor pode escolher um livro ilustrado e, durante a leitura, fazer perguntas sobre a história, incentivando as crianças a opinar e a prever o que acontecerá a seguir. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão textual. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. O professor pode orientar as crianças a desenhar e escrever pequenas histórias ou poemas. Ao final, o livro pode ser encadernado e apresentado para os colegas. Essa atividade promove a escrita criativa e a colaboração. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Jogo de Rimas

Organize um jogo onde as crianças devem encontrar palavras que rimam com uma palavra dada. O professor pode usar cartões com palavras e, ao sortear um cartão, as crianças devem dizer outras palavras que rimam. Essa atividade ajuda no desenvolvimento da consciência fonológica. Habilidade BNCC: EF15LP03.

4. Teatro de Fantoches

Utilizando fantoches, os alunos podem encenar histórias conhecidas ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade estimula a expressão oral e a criatividade, além de promover o trabalho em grupo. O professor pode ajudar na elaboração do roteiro e na construção dos fantoches. Habilidade BNCC: EF15LP04.

5. Caça ao Tesouro Literário

Crie uma caça ao tesouro onde as pistas são trechos de livros ou poemas. As crianças devem encontrar os livros correspondentes às pistas e ler os trechos em voz alta. Essa atividade incentiva a leitura e a pesquisa. Habilidade BNCC: EF15LP05.

6. Leitura em Dupla

Forme duplas de alunos onde um lê para o outro. Essa atividade pode ser feita com livros de diferentes níveis de dificuldade, permitindo que os alunos ajudem uns aos outros. O professor pode orientar sobre como fazer perguntas após a leitura para verificar a compreensão. Habilidade BNCC: EF15LP06.

7. Jogo de Palavras Cruzadas

Crie palavras cruzadas com palavras que foram trabalhadas em sala de aula. As crianças podem resolver em grupos, o que estimula o trabalho em equipe e a revisão do vocabulário. O professor pode fornecer dicas e ajudar na construção das palavras cruzadas. Habilidade BNCC: EF15LP07.

8. Atividade de Ilustração de Histórias

Após a leitura de uma história, as crianças podem ilustrar suas partes favoritas. Essa atividade estimula a interpretação e a criatividade, além de permitir que os alunos expressem suas emoções em relação ao texto. Habilidade BNCC: EF15LP08.

9. Leitura de Poemas e Música

Os alunos podem explorar a leitura de poemas e letras de músicas, discutindo os sentimentos que as palavras transmitem. O professor pode incentivar a recitação em grupo, promovendo a fluência e a entonação. Habilidade BNCC: EF15LP09.

10. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, desenhando e escrevendo diálogos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a escrita criativa, além de ser uma forma divertida de trabalhar a leitura. Habilidade BNCC: EF15LP10.