15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre formas geométricas

1. Caça ao Tesouro Geométrico

Nesta atividade, os alunos devem procurar formas geométricas escondidas pela sala de aula ou no pátio da escola. O professor pode preparar cartões com imagens de diferentes formas, como triângulos, quadrados e círculos, e escondê-los em locais estratégicos. Ao encontrar cada forma, os alunos devem nomeá-las e, se possível, desenhá-las em um caderno. Essa atividade desenvolve a habilidade de identificar e nomear formas geométricas, conforme a habilidade BNCC EF15MA01.

2. Montagem de Formas com Materiais Recicláveis

Os alunos podem usar materiais recicláveis, como papelão, tampinhas e garrafas, para criar formas geométricas em tamanho real. O professor pode orientar as crianças a formar um triângulo, um quadrado e um círculo, discutindo as características de cada forma durante o processo. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de reforçar a habilidade BNCC EF15MA02.

3. Jogo da Memória Geométrica

Crie um jogo da memória utilizando cartas com diferentes formas geométricas. As crianças devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a reforçar o reconhecimento das formas. Além disso, o professor pode pedir que os alunos expliquem as características de cada forma ao encontrá-las. Essa atividade está alinhada com a habilidade BNCC EF15MA03.

4. Pintura de Formas Geométricas

Os alunos podem pintar formas geométricas em folhas de papel, utilizando diferentes cores e texturas. O professor pode propor que cada criança escolha uma forma e a pinte de maneira criativa, discutindo as propriedades de cada uma. Essa atividade estimula a expressão artística e o reconhecimento das formas, conforme a habilidade BNCC EF15MA04.

5. Formas na Natureza

Leve os alunos para uma caminhada ao ar livre e peça que observem as formas geométricas presentes na natureza, como folhas, flores e pedras. Após a atividade, os alunos podem desenhar as formas que encontraram e discutir como elas se relacionam com as formas geométricas estudadas. Essa atividade promove a observação e a conexão com o meio ambiente, alinhada à habilidade BNCC EF15MA05.

6. Construção de um Mural Geométrico

Os alunos podem criar um mural coletivo utilizando recortes de papel colorido em diferentes formas geométricas. Cada aluno pode contribuir com uma forma, e o professor pode ajudar a organizá-las de maneira harmoniosa. Essa atividade incentiva o trabalho em equipe e a compreensão das formas, de acordo com a habilidade BNCC EF15MA06.

7. Formas em Movimento

Proponha uma atividade em que os alunos devem representar formas geométricas com seus corpos. Por exemplo, eles podem formar um triângulo, um quadrado ou um círculo em grupos. Essa atividade promove a atividade física e a compreensão espacial, alinhada à habilidade BNCC EF15MA07.

8. Criação de Histórias com Formas

Os alunos podem criar pequenas histórias que envolvam formas geométricas como personagens. O professor pode incentivar a criatividade, pedindo que as crianças desenhem e escrevam sobre suas histórias. Essa atividade estimula a imaginação e a linguagem, conforme a habilidade BNCC EF15MA08.

9. Formas e Música

Utilize músicas que mencionem formas geométricas e proponha que os alunos dancem ou realizem movimentos que representem cada forma. Essa atividade une arte e matemática, ajudando os alunos a memorizar as formas de maneira lúdica, alinhada à habilidade BNCC EF15MA09.

10. Quebra-Cabeça Geométrico

Crie quebra-cabeças com formas geométricas que os alunos devem montar. O professor pode discutir as características de cada forma enquanto as crianças montam o quebra-cabeça. Essa atividade desenvolve o raciocínio lógico e a coordenação motora, conforme a habilidade BNCC EF15MA10.