15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre folclore

1. Contação de Histórias Folclóricas

Uma atividade que envolve a contação de histórias é uma excelente maneira de introduzir o folclore brasileiro às crianças. Os professores podem selecionar contos populares, como “A Lenda do Saci” ou “A História da Iara”, e narrá-los de forma envolvente, utilizando recursos como fantoches ou dramatizações. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15LP01, que aborda a apreciação e a produção de narrativas.

2. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

As crianças podem criar máscaras de personagens do folclore, como o Saci, a Cuca e o Curupira. Utilizando materiais recicláveis e tintas, os alunos podem explorar a criatividade e a expressão artística. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR01, que incentiva a produção artística e a apreciação de diferentes formas de arte.

3. Danças Folclóricas

Ensinar danças típicas, como a dança do Boi Bumbá ou o Frevo, é uma forma divertida de conectar as crianças com a cultura popular. Os professores podem organizar uma aula de dança, explicando a origem e o significado de cada dança. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15EF01, que trata da prática de atividades corporais e da valorização da cultura local.

4. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

As crianças podem pesquisar e criar um livro de receitas com pratos típicos de diferentes regiões do Brasil, como o pão de queijo e a pamonha. Essa atividade estimula a pesquisa e a escrita, além de promover a valorização da cultura alimentar. Está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a produção de textos com diferentes finalidades.

5. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personagens folclóricos é uma forma lúdica de aprender. As crianças podem trabalhar em duplas ou grupos, estimulando a socialização e a memória. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15MA01, que aborda a resolução de problemas e o desenvolvimento do raciocínio lógico.

6. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar um teatro de fantoches com personagens do folclore. Após a confecção dos fantoches, as crianças podem encenar pequenas peças, desenvolvendo habilidades de comunicação e expressão. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EF15LP03, que trata da produção e apreciação de diferentes gêneros textuais.

7. Pintura de Murais Temáticos

Organizar uma atividade de pintura em grupo, onde as crianças podem criar um mural com cenas do folclore brasileiro, é uma maneira de trabalhar a arte coletiva. Essa atividade promove a colaboração e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que incentiva a apreciação e a produção de obras de arte.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças podem trabalhar em equipes para resolver enigmas e aprender mais sobre a cultura popular. Essa atividade pode ser vinculada à habilidade BNCC EF15EF02, que aborda a prática de jogos e brincadeiras.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

As crianças podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos, estimulando a criatividade e a narrativa visual. Essa atividade pode ser relacionada à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção de textos em diferentes formatos e gêneros.

10. Exposição de Trabalhos sobre Folclore

Organizar uma exposição onde as crianças possam apresentar seus trabalhos sobre o folclore, como desenhos, histórias ou danças, é uma forma de valorizar o aprendizado. Essa atividade promove a autoestima e a valorização do conhecimento, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP05, que trata da apresentação e apreciação de produções culturais.