15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre festa junina

1. Criação de Bandeirinhas Juninas

Uma atividade que estimula a coordenação motora e a criatividade é a confecção de bandeirinhas juninas. Os alunos podem utilizar papel colorido, tesoura e cola para criar bandeirinhas que serão penduradas na sala de aula. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a exploração de diferentes materiais e técnicas de produção.

2. Dança da Fogueira

Organizar uma apresentação de dança em que as crianças imitam a dança da fogueira é uma forma divertida de trabalhar a expressão corporal. Os alunos podem aprender passos simples e se apresentar para os colegas. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CG01, que incentiva a expressão e a apreciação de diferentes formas de arte.

3. Pintura de Roupas Típicas

As crianças podem pintar camisetas ou aventais com temas juninos, utilizando tintas apropriadas para tecido. Essa atividade estimula a criatividade e o trabalho em grupo, além de promover a identidade cultural. A habilidade BNCC EI03ET02 é contemplada, pois envolve a exploração de diferentes linguagens artísticas.

4. Contação de Histórias Juninas

Promover uma roda de contação de histórias sobre festas juninas é uma excelente maneira de desenvolver a linguagem oral e a escuta ativa. Os alunos podem compartilhar histórias que conhecem ou criar suas próprias narrativas. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03LP01, que envolve a prática de diferentes formas de comunicação.

5. Jogos de Festa Junina

Organizar jogos típicos, como a pescaria e a corrida de sacos, é uma forma de trabalhar a socialização e o respeito às regras. Os alunos podem participar em grupos, promovendo a cooperação. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve o desenvolvimento de habilidades motoras e sociais.

6. Montagem de um Arraial

As crianças podem ajudar a montar um pequeno arraial na escola, com barracas e decoração típica. Essa atividade estimula o trabalho em equipe e a organização. A habilidade BNCC EI03ET03 é contemplada, pois envolve a criação de ambientes e a exploração de diferentes espaços.

7. Receitas Típicas

Realizar uma atividade de culinária onde os alunos possam preparar receitas típicas, como pipoca e bolo de milho, é uma forma de trabalhar a matemática e a ciência. Os alunos podem medir ingredientes e observar as transformações durante o preparo. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a exploração de fenômenos naturais e sociais.

8. Músicas Juninas

Ensinar músicas tradicionais de festa junina e promover uma apresentação musical é uma ótima maneira de trabalhar a musicalidade e a memória. Os alunos podem aprender a tocar instrumentos simples ou apenas cantar. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03CM01, que envolve a apreciação e a criação musical.

9. Criação de Cartazes Informativos

Os alunos podem criar cartazes informativos sobre a festa junina, abordando suas tradições e significados. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações. A habilidade BNCC EI03LP02 é contemplada, pois envolve a produção de textos e a comunicação visual.

10. Desfile de Fantasias

Organizar um desfile de fantasias juninas onde os alunos possam se vestir com roupas típicas é uma forma de celebrar a cultura e promover a autoestima. Essa atividade pode incluir uma apresentação em que cada criança fala sobre sua fantasia. A habilidade BNCC EI03EF02 é atendida, pois envolve a expressão e a valorização da identidade cultural.