15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre dança

1. Dança das Cores

Esta atividade envolve a utilização de lenços coloridos que as crianças devem movimentar ao som de diferentes músicas. A proposta é que cada cor represente um sentimento ou uma emoção, estimulando a expressão corporal e a criatividade. Os códigos da BNCC que podem ser trabalhados são: EF15AR01 e EF15AR02, que abordam a apreciação e a criação de danças.

2. Contação de Histórias com Dança

Os professores podem escolher uma história infantil e, em seguida, criar uma coreografia que represente os principais momentos da narrativa. As crianças podem participar ativamente, criando movimentos que simbolizem os personagens e as ações da história. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR03 e EF15AR04, que incentivam a expressão e a interpretação artística.

3. Dança dos Animais

Nesta atividade, as crianças imitam os movimentos de diferentes animais ao som de músicas que remetam a eles. Por exemplo, podem pular como coelhos ou deslizar como serpentes. Essa atividade promove a coordenação motora e a consciência corporal, alinhando-se às habilidades EF15AR05 e EF15AR06 da BNCC.

4. Dança do Silêncio

As crianças devem dançar livremente enquanto a música toca e, ao sinal do professor, devem parar e ficar em silêncio. Essa atividade ajuda a desenvolver a atenção e o autocontrole, além de trabalhar a noção de ritmo. As habilidades relacionadas são EF15AR07 e EF15AR08.

5. Dança das Emoções

Os alunos devem criar movimentos que expressem diferentes emoções, como alegria, tristeza e raiva. O professor pode tocar músicas que evoquem essas emoções, e as crianças devem dançar de acordo com o sentimento que a música transmite. Essa atividade se relaciona com as habilidades EF15AR09 e EF15AR10.

6. Coreografia em Grupo

Dividir a turma em grupos e pedir que cada um crie uma coreografia para uma música específica. Após a apresentação, os grupos podem trocar ideias sobre o que aprenderam e como se sentiram durante o processo. Essa atividade está alinhada às habilidades EF15AR11 e EF15AR12.

7. Dança com Objetos

Utilizar objetos como fitas, bolas ou até mesmo cadeiras para criar uma dança. As crianças podem explorar como esses objetos podem ser incorporados aos movimentos, estimulando a criatividade e a coordenação. As habilidades da BNCC que podem ser trabalhadas são EF15AR13 e EF15AR14.

8. Dança das Formas Geométricas

As crianças devem criar movimentos que representem diferentes formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Essa atividade ajuda a desenvolver a percepção espacial e a coordenação motora, alinhando-se às habilidades EF15AR15 e EF15AR16.

9. Dança da Natureza

Incentivar as crianças a dançar como se fossem elementos da natureza, como vento, água e árvores. Essa atividade promove a conexão com o meio ambiente e estimula a imaginação, relacionando-se com as habilidades EF15AR17 e EF15AR18.

10. Dança das Estações

As crianças podem criar movimentos que representem as quatro estações do ano. Por exemplo, movimentos suaves para a primavera e movimentos mais fortes para o inverno. Essa atividade ajuda a desenvolver a consciência temporal e a expressão artística, alinhando-se às habilidades EF15AR19 e EF15AR20.