15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil sobre contação de história

1. Contação de Histórias com Fantoches

Utilizar fantoches para contar histórias é uma atividade lúdica que estimula a imaginação das crianças. Os alunos podem criar seus próprios fantoches e, em grupos, apresentar uma história que escolheram ou inventaram. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística e a criação de narrativas.

2. Roda de Leitura

Organizar uma roda de leitura onde cada criança pode escolher um livro para ler em voz alta é uma excelente maneira de promover o gosto pela leitura. Os professores podem incentivar a discussão sobre as histórias lidas, desenvolvendo a habilidade de interpretação e análise, conforme a habilidade BNCC EI03EF01.

3. Criação de Livros Coletivos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a colaboração e a criatividade, além de desenvolver a escrita e a ilustração, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02.

4. Teatro de Sombras

Realizar um teatro de sombras utilizando recortes de papel e uma fonte de luz é uma forma divertida de contar histórias. As crianças podem criar suas próprias narrativas e encenar, desenvolvendo habilidades de expressão corporal e verbal, conforme a habilidade BNCC EI03CG04.

5. Contação de Histórias com Música

Incorporar músicas nas histórias contadas pode tornar a atividade ainda mais envolvente. As crianças podem criar canções que acompanhem a narrativa, estimulando a musicalidade e a criatividade, alinhando-se à habilidade BNCC EI03MU01.

6. Jogo de Perguntas sobre a História

Após a contação de uma história, os alunos podem participar de um jogo de perguntas e respostas. Isso ajuda a desenvolver a compreensão e a memória, além de estimular o pensamento crítico, conforme a habilidade BNCC EI03EF03.

7. Desenho da História

Após ouvir uma história, as crianças podem desenhar suas partes favoritas. Essa atividade promove a expressão artística e a interpretação de texto, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR02.

8. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem transformar uma história lida em uma história em quadrinhos, desenvolvendo habilidades de narrativa visual e escrita. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF04.

9. Contação de Histórias em Duplas

Formar duplas para que as crianças contem histórias uma para a outra é uma ótima maneira de desenvolver a oralidade e a escuta ativa. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03EF05.

10. Caça ao Tesouro Literário

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas são trechos de histórias conhecidas pode ser uma atividade divertida e educativa. As crianças devem encontrar os livros correspondentes, desenvolvendo habilidades de leitura e interpretação, conforme a habilidade BNCC EI03EF06.