15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil pré II

A primeira atividade sugerida é a “Caça ao Tesouro”, que estimula a exploração e a curiosidade das crianças. Os alunos devem seguir pistas que levam a diferentes locais da sala de aula ou do pátio, promovendo a interação e o trabalho em equipe. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que incentiva a exploração do espaço e a resolução de problemas.

A segunda ideia é a “Roda de Histórias”, onde as crianças podem contar suas próprias histórias ou recontar contos conhecidos. Essa prática desenvolve a linguagem oral e a criatividade, além de promover a escuta ativa. Está relacionada à habilidade BNCC EI03EF01, que aborda a produção e a fruição de narrativas.

Outra atividade interessante é a “Oficina de Artes”, onde os alunos podem criar obras utilizando diferentes materiais, como papel, tinta e recicláveis. Essa atividade estimula a expressão artística e a coordenação motora, alinhando-se à habilidade BNCC EI03AR01, que trata da apreciação e da produção artística.

A “Brincadeira de Faz de Conta” é uma ótima forma de estimular a imaginação. As crianças podem se vestir e interpretar personagens, o que desenvolve a empatia e a socialização. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EI03ET01, que enfatiza a importância do brincar na formação da identidade.

Uma atividade de “Culinária” pode ser realizada, onde as crianças ajudam a preparar uma receita simples. Essa prática ensina sobre alimentação saudável e promove o trabalho em grupo, além de desenvolver habilidades motoras. Está alinhada à habilidade BNCC EI03CN01, que aborda a exploração de diferentes saberes e práticas.

A “Atividade de Música e Movimento” é uma excelente maneira de trabalhar o ritmo e a coordenação. As crianças podem dançar e cantar, explorando diferentes estilos musicais. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03AR02, que trata da apreciação e da criação musical.

Outra sugestão é a “Experiência Científica”, onde os alunos podem realizar experimentos simples, como misturar cores ou observar a flutuação de objetos. Essa atividade estimula a curiosidade científica e está alinhada à habilidade BNCC EI03CN02, que incentiva a investigação e a experimentação.

A “Atividade de Jardinagem” é uma forma de ensinar sobre a natureza e a importância das plantas. As crianças podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento, promovendo a responsabilidade e o cuidado com o meio ambiente. Essa atividade está conectada à habilidade BNCC EI03ES01, que aborda a relação entre os seres vivos e o ambiente.

A “Contação de Poemas” é uma atividade que pode ser realizada em grupo, onde as crianças recitam poemas e discutem seus significados. Essa prática desenvolve a sensibilidade literária e a apreciação da linguagem, alinhando-se à habilidade BNCC EI03EF02, que trata da fruição e da produção de textos poéticos.

Por fim, a “Atividade de Jogos Cooperativos” é uma excelente maneira de promover a socialização e o trabalho em equipe. Jogos como “Passa Anel” ou “Pega-Pega” podem ser adaptados para enfatizar a cooperação entre os alunos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03ET02, que aborda a convivência e o respeito nas relações sociais.