15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil maternal

1. Jogo da Memória com Animais

Uma atividade divertida que estimula a memória e o reconhecimento de animais. Os alunos podem criar pares de cartas com imagens de diferentes animais e seus nomes. Ao jogar, eles devem encontrar os pares correspondentes. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a identificação de animais e suas características.

2. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma forma de expressão artística que permite que as crianças explorem cores e texturas. Os alunos podem criar obras de arte usando tinta atóxica, estimulando a criatividade e a coordenação motora. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que incentiva a expressão artística e a apreciação estética.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a linguagem e a imaginação das crianças. Professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais envolvente. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03EF03, que busca desenvolver a oralidade e a escuta ativa.

4. Atividades de Classificação

As crianças podem participar de atividades que envolvem a classificação de objetos por cor, forma ou tamanho. Essa atividade ajuda a desenvolver o raciocínio lógico e a percepção visual. Está relacionada à habilidade BNCC EI03EF04, que aborda a organização e a classificação de informações.

5. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas podem criar cenários e personagens, promovendo a interação e a criatividade. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF05, que enfatiza a importância do brincar na aprendizagem.

6. Atividades com Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma excelente maneira de estimular o desenvolvimento motor e a coordenação. As crianças podem dançar, cantar e se movimentar ao som de músicas infantis. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF06, que promove a expressão corporal e a apreciação musical.

7. Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo das plantas através da jardinagem é uma forma de ensinar sobre a natureza e a responsabilidade. Elas podem plantar sementes e cuidar das plantas, observando seu crescimento. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF07, que envolve o conhecimento sobre o meio ambiente.

8. Jogos de Construção

Os jogos de construção, como blocos de montar, ajudam a desenvolver habilidades motoras e a criatividade. As crianças podem criar estruturas e explorar conceitos de equilíbrio e simetria. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF08, que incentiva a exploração e a construção de conhecimentos matemáticos.

9. Atividades de Culinária

Realizar atividades de culinária simples, como fazer biscoitos, é uma forma divertida de ensinar sobre medidas e ingredientes. As crianças podem participar do processo, desenvolvendo habilidades práticas e matemáticas. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03EF09, que envolve a prática de atividades que envolvem a matemática no cotidiano.

10. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como misturar água e corante, pode despertar a curiosidade das crianças. Elas podem observar as mudanças e discutir o que acontece. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF10, que estimula a investigação e a curiosidade científica.