15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil folclore

1. Contação de Histórias do Folclore Brasileiro

Uma atividade que envolve a contação de histórias clássicas do folclore brasileiro, como a lenda do Saci, a história da Iara ou o mito do Curupira. Os alunos podem ser incentivados a dramatizar as histórias, utilizando fantoches ou figurinos simples. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP01, que propõe a apreciação e a produção de narrativas orais.

2. Criação de Máscaras de Personagens Folclóricos

Os alunos podem criar máscaras de personagens do folclore, como o Boto, a Mula Sem Cabeça ou a Cuca. Utilizando materiais recicláveis, essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de promover a consciência ambiental. Essa atividade se relaciona com a habilidade BNCC EF15AR01, que envolve a criação de obras de arte a partir de diferentes materiais.

3. Danças Folclóricas

Promover uma aula de danças folclóricas, como a dança do Boi Bumbá ou o Frevo, onde as crianças aprendem os passos e a história por trás de cada dança. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a socialização e o trabalho em equipe, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais.

4. Jogo de Memória com Personagens Folclóricos

Desenvolver um jogo de memória utilizando cartas com imagens de personagens do folclore brasileiro. As crianças podem trabalhar em duplas ou grupos, estimulando a memória e o reconhecimento dos personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15LP02, que envolve a leitura e interpretação de imagens.

5. Pintura de Painéis com Temática Folclórica

Organizar uma atividade de pintura em painéis grandes, onde as crianças podem ilustrar cenas de histórias folclóricas. Essa atividade promove a expressão artística e a colaboração entre os alunos, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15AR02, que propõe a criação de obras coletivas.

6. Criação de um Livro de Receitas Folclóricas

Os alunos podem pesquisar e criar um livro de receitas de pratos típicos que fazem parte da cultura folclórica brasileira, como o pão de queijo ou a pamonha. Essa atividade envolve pesquisa e escrita, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP03, que propõe a produção de textos culinários.

7. Teatro de Fantoches com Histórias Folclóricas

Promover uma atividade de teatro de fantoches onde os alunos encenam histórias do folclore. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão oral e a capacidade de trabalhar em grupo, alinhando-se à habilidade BNCC EF15LP04, que envolve a produção e a apreciação de textos dramatúrgicos.

8. Caça ao Tesouro Folclórico

Organizar uma caça ao tesouro com pistas relacionadas a personagens e histórias do folclore brasileiro. As crianças devem resolver enigmas e encontrar objetos que representam esses personagens. Essa atividade promove o raciocínio lógico e a cooperação, alinhando-se à habilidade BNCC EF15MA01, que envolve a resolução de problemas.

9. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos baseadas em contos folclóricos. Essa atividade estimula a narrativa visual e a criatividade, além de estar alinhada à habilidade BNCC EF15LP05, que propõe a produção de diferentes gêneros textuais.

10. Músicas e Cantigas Folclóricas

Ensinar músicas e cantigas folclóricas, como “O Sapo Não Lava o Pé” ou “Cai, Cai, Balão”. As crianças podem aprender a letra e a melodia, além de discutir o significado das canções. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15AR03, que envolve a apreciação e a prática musical.