15 Ideias de Atividades (BNCC) para Educação Infantil Educação Física

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade lúdica que estimula a agilidade e a coordenação motora das crianças. Os alunos devem correr em um percurso demarcado, enquanto tentam imitar os movimentos do Saci, como pular em uma perna só e dar voltas. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF01 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos combina a memória visual com a atividade física. As crianças devem memorizar pares de cartões que representam diferentes movimentos, como saltar, girar ou correr. Ao encontrar um par, elas devem executar o movimento correspondente. Essa atividade atende à habilidade EF02EF02 da BNCC, que incentiva a expressão corporal e a criatividade.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação motora. As crianças dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a dificuldade. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02EF03 da BNCC, que enfatiza a importância do jogo e da dança na educação física.

4. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que desenvolve a força, a resistência e a coordenação. Os alunos devem passar por diferentes estações, como pular cordas, rastejar sob barreiras e equilibrar-se em uma linha. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF04 da BNCC, que aborda a prática de atividades físicas diversificadas.

5. Caça ao Tesouro em Movimento

A Caça ao Tesouro em Movimento é uma atividade que combina exploração e atividade física. As crianças recebem pistas que as levam a diferentes locais, onde devem realizar uma tarefa física, como correr ou pular, antes de encontrar o próximo local. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02EF05 da BNCC, que incentiva a exploração do espaço e o desenvolvimento de habilidades motoras.

6. Estátua Musical

Estátua Musical é uma atividade que trabalha a concentração e o controle corporal. As crianças dançam ao som da música e, quando ela para, devem congelar na posição em que estão. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF06 da BNCC, que aborda a importância da música e do movimento na educação física.

7. Futebol com Balões

O Futebol com Balões é uma versão adaptada do futebol, onde as crianças usam balões para chutar e marcar gols. Essa atividade promove o trabalho em equipe e a coordenação motora. Está alinhada à habilidade EF02EF07 da BNCC, que enfatiza a prática de jogos coletivos.

8. Pique-Esconde com Movimentos

O Pique-Esconde com Movimentos é uma variação do jogo tradicional, onde, ao invés de correr, as crianças devem realizar um movimento específico, como pular ou girar, ao se esconder. Essa atividade promove a criatividade e a expressão corporal, alinhando-se à habilidade EF02EF08 da BNCC.

9. Yoga para Crianças

A prática de Yoga para Crianças é uma atividade que promove a flexibilidade, o equilíbrio e a concentração. As crianças aprendem posturas simples e técnicas de respiração, desenvolvendo a consciência corporal. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02EF09 da BNCC, que aborda práticas corporais que promovem o bem-estar.

10. Brincadeira de Roda

A Brincadeira de Roda é uma atividade que estimula a socialização e a coordenação. As crianças formam uma roda e cantam músicas enquanto realizam movimentos, como girar ou pular. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF02EF10 da BNCC, que enfatiza a importância das brincadeiras tradicionais na educação física.