15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil creche

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma excelente forma de estimular a criatividade e a coordenação motora das crianças. Os alunos podem usar tinta atóxica e papel em branco para criar suas obras de arte. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que propõe que as crianças explorem diferentes materiais e técnicas de pintura.

2. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática que desenvolve a linguagem oral e a imaginação. Os professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais dinâmica. Essa prática atende à habilidade BNCC EI03EF01, que incentiva a apreciação de narrativas e a construção de significados.

3. Jogo de Memória com Imagens

O jogo de memória é uma atividade divertida que ajuda a desenvolver a memória e a concentração. Os professores podem criar cartões com imagens de animais, objetos ou personagens. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03EF02, que promove o reconhecimento e a associação de imagens e palavras.

4. Atividades de Jardinagem

As atividades de jardinagem permitem que as crianças aprendam sobre a natureza e o cuidado com o meio ambiente. Os alunos podem plantar sementes e observar o crescimento das plantas. Essa atividade se alinha à habilidade BNCC EI03CN01, que incentiva a exploração do ambiente natural e a compreensão dos ciclos de vida.

5. Dança e Movimento

A dança é uma forma de expressão que ajuda no desenvolvimento motor e social das crianças. Os professores podem criar coreografias simples e incentivar a participação de todos. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03CG04, que promove a expressão corporal e a apreciação da dança.

6. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento da imaginação e da socialização. As crianças podem usar fantasias e objetos do cotidiano para criar cenários e histórias. Essa atividade atende à habilidade BNCC EI03EF03, que estimula a criação de narrativas e a interação entre os pares.

7. Construção com Blocos

A construção com blocos é uma atividade que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. As crianças podem criar diferentes estruturas, desenvolvendo habilidades motoras e espaciais. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que propõe a exploração de diferentes formas e volumes.

8. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas, pode despertar a curiosidade das crianças. Os professores podem guiar os alunos em atividades que envolvam água, corantes e outros materiais seguros. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03CN02, que incentiva a investigação e a formulação de hipóteses.

9. Jogos de Roda

Os jogos de roda são uma forma tradicional de interação e diversão entre as crianças. Atividades como “Ciranda, Cirandinha” ou “A Canção do Pato” promovem o desenvolvimento social e a coordenação motora. Essa prática atende à habilidade BNCC EI03EF04, que valoriza a participação em brincadeiras coletivas.

10. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão artística. As crianças podem usar papel, tintas e outros materiais para criar suas próprias máscaras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03AR01, que propõe a exploração de diferentes formas de arte e a valorização da produção artística.