15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil de 5 anos

1. Pintura com os dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores e formas. Os alunos podem explorar diferentes texturas e misturas de cores, desenvolvendo sua criatividade e coordenação motora. Esta atividade está alinhada à BNCC, especificamente à habilidade EI03CG01, que envolve a expressão artística através de diferentes materiais.

2. Contação de histórias interativas

Contar histórias de maneira interativa estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Os professores podem usar fantoches ou objetos para tornar a narrativa mais envolvente. Essa atividade atende à habilidade EI03EF01, que foca no desenvolvimento da oralidade e da escuta atenta.

3. Jogo de sombras

Utilizando lanternas e objetos, os alunos podem criar formas e sombras em uma parede. Essa atividade não só é divertida, mas também ensina conceitos de luz e sombra, alinhando-se à habilidade EI03CT01, que aborda a exploração de fenômenos naturais.

4. Brincadeiras de faz de conta

As brincadeiras de faz de conta são essenciais para o desenvolvimento social e emocional das crianças. Elas podem criar cenários e personagens, promovendo a empatia e a colaboração. Essa atividade está relacionada à habilidade EI03EO02, que envolve a interação e o respeito nas relações.

5. Atividades com massinha de modelar

Modelar com massinha é uma excelente maneira de desenvolver a motricidade fina. As crianças podem criar formas, letras e números, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico. Essa atividade atende à habilidade EI03MG01, que envolve a exploração de formas e quantidades.

6. Caça ao tesouro

Organizar uma caça ao tesouro no ambiente escolar é uma forma divertida de trabalhar em grupo e seguir instruções. As crianças podem aprender sobre localização e orientação, alinhando-se à habilidade EI03EF02, que envolve a resolução de problemas em grupo.

7. Experimentos simples com água

Realizar experimentos simples com água, como a mistura de cores ou a flutuação de objetos, é uma maneira prática de ensinar conceitos científicos. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03CT02, que envolve a observação e a experimentação.

8. Jogos de memória

Jogos de memória ajudam a desenvolver a concentração e a memória das crianças. Usando cartas com figuras ou letras, os alunos podem se divertir enquanto aprendem. Essa atividade está alinhada à habilidade EI03LP01, que foca no reconhecimento de letras e sons.

9. Dança e movimento

Incorporar dança e movimento nas aulas é uma excelente maneira de trabalhar a expressão corporal e a coordenação. Os alunos podem criar suas próprias coreografias, promovendo a criatividade e a saúde física. Essa atividade atende à habilidade EI03EF03, que envolve a expressão corporal e o ritmo.

10. Criação de um mural coletivo

Os alunos podem trabalhar juntos para criar um mural que represente um tema estudado. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística, alinhando-se à habilidade EI03CG02, que envolve a criação coletiva e a apreciação da arte.

11. Jogos de construção

Utilizar blocos de montar ou outros materiais de construção permite que as crianças explorem conceitos de espaço e estrutura. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento do raciocínio lógico e está relacionada à habilidade EI03MG02, que envolve a construção e a representação de formas.

12. Atividades de jardinagem

Incluir atividades de jardinagem na rotina escolar ensina as crianças sobre a natureza e a responsabilidade. Elas podem plantar sementes e cuidar das plantas, alinhando-se à habilidade EI03CT03, que envolve o cuidado com o meio ambiente.

13. Jogos de imitação

Os jogos de imitação, onde as crianças imitam sons de animais ou ações de personagens, são ótimos para desenvolver a linguagem e a criatividade. Essa atividade se relaciona à habilidade EI03EF04, que envolve a expressão e a comunicação.

14. Atividades de culinária simples

Realizar atividades de culinária simples, como fazer um lanche saudável, ensina sobre alimentação e higiene. As crianças podem aprender sobre medidas e ingredientes, alinhando-se à habilidade EI03MG03, que envolve a exploração de quantidades e proporções.

15. Criação de um livro coletivo

Os alunos podem colaborar para criar um livro coletivo, onde cada um contribui com uma página. Essa atividade estimula a escrita e a leitura, alinhando-se à habilidade EI03LP02, que envolve a produção de textos e a leitura compartilhada.