15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação infantil 0 a 3 anos

1. Brincadeira de Esconde-Esconde

A brincadeira de esconde-esconde é uma atividade clássica que estimula a socialização e o desenvolvimento motor das crianças. Ao se esconder e procurar, os pequenos exercitam a coordenação motora e a percepção espacial. Essa atividade pode ser adaptada para o ambiente escolar, utilizando diferentes espaços da sala de aula ou do pátio. Habilidade BNCC: EI03CG02.

2. Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma forma divertida de explorar as cores e texturas. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte, desenvolvendo a criatividade e a coordenação motora fina. Essa atividade também pode ser feita em grupo, promovendo a interação entre as crianças. Habilidade BNCC: EI03CG01.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Os professores podem utilizar fantoches ou livros ilustrados para tornar a atividade mais envolvente. Além disso, essa prática estimula a escuta ativa e a compreensão de narrativas. Habilidade BNCC: EI03EF01.

4. Jogo de Cores

O jogo de cores pode ser realizado com objetos do cotidiano ou materiais recicláveis. As crianças devem identificar e agrupar os objetos por cor, o que ajuda no reconhecimento de cores e na classificação. Essa atividade também pode ser ampliada com a introdução de novas cores e formas. Habilidade BNCC: EI03ET01.

5. Dança das Cadeiras

A dança das cadeiras é uma atividade lúdica que promove a coordenação motora e a socialização. As crianças dançam ao som de músicas e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. Essa dinâmica estimula a atenção e a agilidade. Habilidade BNCC: EI03CG03.

6. Atividades com Massinha de Modelar

Modelar com massinha é uma excelente forma de desenvolver a motricidade fina. As crianças podem criar diferentes formas e figuras, estimulando a criatividade e a concentração. Além disso, essa atividade pode ser utilizada para ensinar sobre formas geométricas. Habilidade BNCC: EI03CG02.

7. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade que envolve busca e descoberta. Os professores podem esconder pequenos objetos pela sala e dar pistas para que as crianças os encontrem. Essa atividade estimula a curiosidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF02.

8. Jogos de Água

Os jogos de água são ideais para os dias quentes e promovem a diversão e o aprendizado. As crianças podem brincar com baldes, copos e mangueiras, explorando conceitos de volume e movimento. Essa atividade também é ótima para desenvolver a coordenação motora grossa. Habilidade BNCC: EI03ET02.

9. Construção com Blocos

A construção com blocos de montar é uma atividade que estimula a criatividade e o raciocínio lógico. As crianças podem criar diferentes estruturas, desenvolvendo habilidades espaciais e de resolução de problemas. Essa atividade também pode ser feita em grupos, promovendo a colaboração. Habilidade BNCC: EI03CG01.

10. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que conecta as crianças com a natureza. Plantar sementes e cuidar das plantas ensina sobre o ciclo da vida e a importância da preservação ambiental. Além disso, essa atividade promove a responsabilidade e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EI03EF03.