15 Ideias de Atividades (BNCC) para Educação Física Infantil

1. Corrida do Saci

A Corrida do Saci é uma atividade lúdica que estimula a agilidade e a velocidade das crianças. Os alunos devem correr em um percurso demarcado, enquanto tentam evitar obstáculos. Essa atividade pode ser adaptada para incluir desafios, como saltar sobre objetos ou desviar de cones. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a prática de atividades físicas que promovem a saúde e o bem-estar.

2. Jogo da Memória com Movimentos

O Jogo da Memória com Movimentos combina a memória visual com a atividade física. Os alunos devem memorizar uma sequência de movimentos que o professor demonstra. Após a demonstração, eles precisam reproduzir a sequência em grupos. Essa atividade desenvolve a coordenação motora e a memória, alinhando-se à habilidade BNCC EF15EF02, que enfatiza a importância da memória e da atenção nas atividades físicas.

3. Dança das Cadeiras

A Dança das Cadeiras é uma atividade clássica que promove a socialização e a coordenação motora. As crianças dançam ao redor de cadeiras dispostas em círculo e, quando a música para, devem encontrar uma cadeira para sentar. A cada rodada, uma cadeira é retirada, aumentando a competitividade de forma saudável. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF03, que incentiva a expressão corporal e a criatividade.

4. Caça ao Tesouro

A Caça ao Tesouro é uma atividade que estimula o trabalho em equipe e a resolução de problemas. Os alunos recebem pistas que os levam a diferentes locais, onde encontram desafios físicos, como saltos ou corridas. Essa atividade pode ser adaptada para incluir questões sobre saúde e bem-estar. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF04, que aborda a importância do trabalho em equipe e da cooperação nas atividades físicas.

5. Circuito de Obstáculos

O Circuito de Obstáculos é uma atividade que desenvolve a força, a agilidade e a resistência. Os alunos devem completar um percurso que inclui diferentes estações, como saltos, escaladas e corridas. Essa atividade pode ser realizada ao ar livre ou em ambientes fechados, e é ideal para promover a superação de limites. A habilidade BNCC EF15EF05 está relacionada ao desenvolvimento de habilidades motoras e à prática de atividades físicas diversificadas.

6. Jogos de Bola

Os Jogos de Bola, como queimada ou futebol, são excelentes para desenvolver habilidades motoras e promover a socialização. Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, respeitar regras e desenvolver estratégias de jogo. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EF15EF06, que enfatiza a importância da prática de esportes e jogos na formação integral das crianças.

7. Atividades de Rítmica

As Atividades de Rítmica, como a dança e a expressão corporal, são fundamentais para o desenvolvimento da coordenação e do ritmo. Os alunos podem criar suas próprias coreografias ou seguir passos de dança propostos pelo professor. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EF15EF07, que incentiva a expressão artística e a criatividade através do movimento.

8. Brincadeiras Tradicionais

As Brincadeiras Tradicionais, como pular corda ou brincar de amarelinha, são essenciais para o desenvolvimento motor das crianças. Essas atividades promovem a socialização e a cultura popular, além de serem uma forma divertida de praticar exercícios. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF08, que valoriza a cultura e as tradições nas práticas corporais.

9. Yoga para Crianças

O Yoga para Crianças é uma atividade que promove o relaxamento e a concentração. As posturas de yoga podem ser adaptadas para serem mais lúdicas e divertidas, permitindo que as crianças explorem seu corpo de maneira consciente. Essa prática está alinhada à habilidade BNCC EF15EF09, que aborda a importância do autocuidado e do bem-estar emocional.

10. Atividades Aquáticas

As Atividades Aquáticas, como natação ou brincadeiras na piscina, são ótimas para desenvolver a resistência e a coordenação motora. Além disso, essas atividades proporcionam um ambiente refrescante e divertido para as crianças. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF10, que enfatiza a importância da prática de atividades físicas em diferentes ambientes, incluindo a água.