15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação especial infantil

1. Atividade de Contação de Histórias Inclusivas

A contação de histórias é uma prática que pode ser adaptada para atender às necessidades de crianças com diferentes tipos de deficiência. Utilizando livros ilustrados e recursos audiovisuais, o professor pode criar um ambiente envolvente. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que aborda a apreciação de narrativas e a construção de significados.

2. Jogos de Memória com Cartas em Braille

Desenvolver jogos de memória utilizando cartas em Braille é uma excelente forma de estimular a memória e a concentração. Essa atividade pode ser feita em grupos, promovendo a interação social. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP02, que incentiva a leitura e a escrita em diferentes formatos.

3. Atividades de Pintura Sensorial

A pintura sensorial utiliza texturas e cores para estimular os sentidos das crianças. Materiais como areia, arroz colorido e tintas variadas podem ser utilizados. A habilidade BNCC correspondente é EF02AR02, que trata da expressão artística e da apreciação de diferentes formas de arte.

4. Jogos de Raciocínio Lógico com Blocos de Montar

Os blocos de montar são uma ferramenta excelente para desenvolver habilidades motoras e de raciocínio lógico. Os alunos podem trabalhar em equipe para construir estruturas, promovendo a colaboração. A habilidade BNCC relacionada é EF15MA03, que aborda a resolução de problemas e a lógica matemática.

5. Atividades de Música e Movimento

Integrar música e movimento é uma forma eficaz de trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal. Os alunos podem participar de danças e jogos musicais que estimulem a inclusão. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da apreciação e criação de expressões artísticas.

6. Criação de Histórias em Quadrinhos

Estimular a criatividade através da criação de histórias em quadrinhos permite que as crianças expressem suas ideias de forma visual. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP03, que incentiva a produção de textos em diferentes formatos.

7. Atividades de Jardinagem

A jardinagem é uma atividade que promove o contato com a natureza e o desenvolvimento de habilidades motoras. As crianças podem plantar sementes e cuidar das plantas, aprendendo sobre o ciclo da vida. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que aborda a observação e o respeito ao meio ambiente.

8. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades de todos os alunos. Essa atividade estimula o raciocínio estratégico e a socialização. A habilidade BNCC relacionada é EF15MA04, que trata da resolução de problemas e do trabalho em equipe.

9. Atividades de Culinária

A culinária é uma atividade prática que pode ser utilizada para ensinar matemática e ciências de forma lúdica. As crianças podem medir ingredientes e seguir receitas simples. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA05, que aborda a aplicação de conceitos matemáticos no cotidiano.

10. Teatro de Fantoches

O teatro de fantoches é uma forma divertida de estimular a criatividade e a expressão oral. As crianças podem criar suas próprias histórias e personagens, promovendo a inclusão. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR04, que trata da criação e apresentação de produções artísticas.

11. Atividades de Yoga para Crianças

Práticas de yoga adaptadas para crianças ajudam a desenvolver a concentração e a consciência corporal. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a inclusão e o bem-estar. A habilidade BNCC correspondente é EF15EF01, que aborda a promoção da saúde e do bem-estar.

12. Criação de Mapa Mental

Os mapas mentais são uma ferramenta visual que ajuda as crianças a organizarem suas ideias. Essa atividade pode ser utilizada em diversas disciplinas, promovendo a aprendizagem significativa. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que incentiva a organização do pensamento e a produção textual.

13. Atividades de Contagem com Materiais Concretos

Utilizar materiais concretos, como pedras ou botões, para atividades de contagem ajuda as crianças a visualizarem os números. Essa abordagem prática é eficaz para o aprendizado matemático. A habilidade BNCC correspondente é EF15MA06, que aborda a contagem e a noção de quantidade.

14. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples, como a mistura de cores ou a observação de reações químicas, pode despertar o interesse pela ciência. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes níveis de habilidade. A habilidade BNCC relacionada é EF15CI02, que incentiva a investigação e a curiosidade científica.

15. Atividades de Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que promove a inclusão e o desenvolvimento da linguagem. O professor pode ler em voz alta, incentivando a participação dos alunos. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP05, que aborda a prática da leitura e a construção de significados.