15 Ideias de Atividades (BNCC) para educação especial

1. Jogo da Memória Adaptado

O Jogo da Memória é uma atividade clássica que pode ser adaptada para atender às necessidades de alunos com deficiência. Utilize cartões com imagens que representem conceitos trabalhados em sala de aula, como cores, formas ou letras. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de promover a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Contação de Histórias Inclusiva

A contação de histórias é uma excelente forma de desenvolver a linguagem e a imaginação. Para a educação especial, utilize recursos como fantoches, imagens e sons para tornar a atividade mais interativa. Os alunos podem participar ativamente, criando suas próprias narrativas. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Artes Visuais

As atividades de artes visuais são fundamentais para a expressão criativa dos alunos. Proponha a criação de um mural coletivo onde cada aluno contribui com uma parte, utilizando diferentes materiais, como papel, tinta e recicláveis. Essa atividade promove a inclusão e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos com deficiência. Escolha jogos que estimulem o raciocínio lógico e a interação social. É importante que as regras sejam simplificadas e que todos os alunos possam participar ativamente. Habilidade BNCC: EF15MA03.

5. Atividades de Movimento e Coordenação

Proponha atividades físicas que estimulem o movimento e a coordenação motora. Jogos como “pique-esconde” ou “corrida de obstáculos” podem ser adaptados para incluir todos os alunos, respeitando suas limitações. Essas atividades ajudam a desenvolver habilidades motoras e promovem a inclusão. Habilidade BNCC: EF15EF01.

6. Leitura Compartilhada

A leitura compartilhada é uma prática que pode ser muito enriquecedora. Escolha livros com ilustrações e textos curtos, que possam ser lidos em conjunto. Os alunos podem discutir as histórias e expressar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de comunicação e interpretação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

7. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos científicos simples pode despertar o interesse dos alunos pela ciência. Utilize materiais acessíveis para demonstrar conceitos básicos, como a mistura de cores ou reações químicas simples. Essa atividade estimula a curiosidade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EF15CI01.

8. Criação de Jogos Digitais

Utilizar a tecnologia para criar jogos digitais pode ser uma forma inovadora de engajar os alunos. Existem plataformas que permitem a criação de jogos de forma simples e intuitiva. Os alunos podem trabalhar em grupos, desenvolvendo habilidades de colaboração e criatividade. Habilidade BNCC: EF15ET01.

9. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são ótimas para trabalhar habilidades práticas e promover a autonomia dos alunos. Proponha receitas simples que possam ser feitas em grupo, respeitando as restrições alimentares de cada aluno. Essa atividade também pode ser uma oportunidade para discutir nutrição e saúde. Habilidade BNCC: EF15CI02.

10. Projetos de Sustentabilidade

Desenvolver projetos de sustentabilidade pode ser uma forma de conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente. Proponha atividades como a reciclagem de materiais ou a criação de uma horta escolar. Essas ações promovem a responsabilidade social e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CI03.