15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficientes mentais

1. Jogo da Memória Adaptado

O jogo da memória é uma atividade que pode ser facilmente adaptada para atender às necessidades de alunos com deficiência mental. Utilizando cartões com imagens de objetos do cotidiano, os alunos podem trabalhar a memória visual e a concentração. A habilidade BNCC correspondente é EF15LP01, que envolve a prática de jogos e brincadeiras que estimulem a memória e a atenção.

2. Atividades de Pintura com os Dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que permite que os alunos explorem cores e texturas. Essa atividade pode ser realizada com tintas atóxicas e papel grande, proporcionando liberdade de expressão. A habilidade BNCC relacionada é EF15AR01, que incentiva a criação artística e a expressão através de diferentes materiais.

3. Contação de Histórias com Fantoches

A contação de histórias utilizando fantoches é uma forma lúdica de desenvolver a linguagem e a imaginação. Os alunos podem participar ativamente, criando suas próprias histórias e personagens. A habilidade BNCC que se aplica é EF15LP02, que aborda a produção e a interpretação de narrativas.

4. Atividades de Jardinagem

Incluir os alunos em atividades de jardinagem pode ser uma excelente maneira de trabalhar a motricidade fina e o cuidado com o meio ambiente. Plantar sementes e cuidar das plantas estimula a responsabilidade e a paciência. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI01, que trata da observação e do cuidado com a natureza.

5. Jogos de Coordenação Motora

Jogos que envolvem coordenação motora, como arremessar e pegar bolas, ajudam a desenvolver habilidades motoras essenciais. Essas atividades podem ser realizadas em grupo, promovendo a interação social. A habilidade BNCC relacionada é EF15EF01, que enfatiza a prática de atividades físicas que desenvolvem a coordenação.

6. Atividades de Música e Movimento

A música é uma ferramenta poderosa para o aprendizado. Atividades que combinam música e movimento ajudam a desenvolver o ritmo e a expressão corporal. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR02, que envolve a apreciação e a criação musical.

7. Criação de Cartazes Educativos

Os alunos podem criar cartazes sobre temas diversos, utilizando recortes, desenhos e colagens. Essa atividade estimula a criatividade e a capacidade de pesquisa. A habilidade BNCC que se aplica é EF15LP03, que envolve a produção de textos e a utilização de diferentes suportes.

8. Atividades de Culinária Simples

Realizar atividades de culinária simples, como fazer sanduíches ou saladas de frutas, pode ser uma forma divertida de trabalhar habilidades práticas e nutricionais. A habilidade BNCC correspondente é EF15CI02, que aborda a alimentação saudável e a importância dos alimentos.

9. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Os jogos de tabuleiro podem ser adaptados para atender às necessidades dos alunos, promovendo o raciocínio lógico e a socialização. A habilidade BNCC relacionada é EF15LP04, que envolve a resolução de problemas e a tomada de decisões em grupo.

10. Atividades de Teatro e Dramatização

A dramatização de histórias ou situações do cotidiano permite que os alunos expressem suas emoções e desenvolvam a empatia. Essa atividade pode ser realizada em grupo, promovendo a interação social. A habilidade BNCC correspondente é EF15AR03, que trata da expressão e da apreciação teatral.