15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficiente visual

1. Leitura em Braille

A leitura em Braille é uma atividade fundamental para alunos com deficiência visual. Os professores podem introduzir livros e materiais didáticos adaptados em Braille, permitindo que os alunos desenvolvam suas habilidades de leitura e escrita. Essa atividade está alinhada com a habilidade EF15LP01, que envolve a leitura e interpretação de textos em diferentes formatos.

2. Jogos de Memória Tátil

Os jogos de memória tátil são uma excelente forma de estimular a memória e a concentração. Utilizando objetos de diferentes texturas, os alunos podem associar as texturas a imagens ou palavras, promovendo a inclusão e a aprendizagem. Essa atividade se relaciona com a habilidade EF15LP02, que aborda a identificação de diferentes formas de comunicação.

3. Atividades de Desenho com Textura

Propor atividades de desenho utilizando materiais com texturas variadas, como papel de lixa, algodão e papel crepom, permite que os alunos expressem sua criatividade de forma inclusiva. Essa prática está ligada à habilidade EF15AR01, que incentiva a exploração de diferentes materiais na produção artística.

4. Contação de Histórias com Recursos Sonoros

A contação de histórias utilizando recursos sonoros, como instrumentos musicais e efeitos sonoros, pode criar um ambiente envolvente e acessível. Essa atividade estimula a imaginação e a compreensão auditiva, alinhando-se à habilidade EF15LP03, que envolve a apreciação de narrativas orais.

5. Atividades de Jardinagem

As atividades de jardinagem proporcionam uma experiência sensorial rica, permitindo que os alunos explorem diferentes texturas, cheiros e sons da natureza. Essa prática pode ser integrada ao currículo de ciências, atendendo à habilidade EF15CI01, que envolve a observação e descrição de fenômenos naturais.

6. Criação de Mapa Sensorial

Desenvolver um mapa sensorial da escola ou da comunidade com materiais táteis permite que os alunos compreendam melhor o espaço ao seu redor. Essa atividade está relacionada à habilidade EF15GE01, que envolve a leitura e interpretação de mapas e gráficos.

7. Dança e Movimento

A dança e o movimento são formas de expressão que podem ser adaptadas para alunos com deficiência visual. Utilizando música e orientação verbal, os professores podem criar coreografias que incentivem a participação e a inclusão. Essa atividade se alinha à habilidade EF15EF01, que aborda a prática de atividades corporais.

8. Experimentos Científicos com Texturas

Realizar experimentos científicos que envolvam diferentes texturas e temperaturas pode despertar a curiosidade dos alunos. Por exemplo, explorar a diferença entre materiais quentes e frios ou sólidos e líquidos. Essa atividade se relaciona à habilidade EF15CI02, que envolve a investigação de propriedades de materiais.

9. Criação de Histórias em Áudio

Os alunos podem criar suas próprias histórias em áudio, utilizando gravadores ou aplicativos de gravação. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão oral, alinhando-se à habilidade EF15LP04, que envolve a produção de textos orais e escritos.

10. Atividades de Culinária

As atividades de culinária são uma forma prática e divertida de ensinar conceitos matemáticos e científicos. Ao preparar receitas, os alunos podem explorar medidas, texturas e sabores, promovendo a inclusão. Essa prática está relacionada à habilidade EF15MAT01, que envolve a resolução de problemas matemáticos no cotidiano.