15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficiente auditivo educação infantil

1. Contação de Histórias com Libras

A contação de histórias é uma atividade rica em aprendizado e pode ser adaptada para crianças com deficiência auditiva. Utilize a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para narrar histórias, envolvendo os alunos na trama. Essa atividade promove a inclusão e o desenvolvimento da linguagem. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Jogos de Memória com Imagens e Sinais

Crie um jogo de memória utilizando cartões que apresentem imagens e sinais em Libras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, o que ajuda a fixar o vocabulário em Libras e estimula a memória visual. Habilidade BNCC: EF15LP02.

3. Atividades de Música com Gestos

Utilize músicas infantis e crie coreografias que incluam gestos e sinais em Libras. Essa atividade não só torna o aprendizado divertido, mas também ajuda na coordenação motora e na expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR01.

4. Criação de Cartazes com Sinais

Os alunos podem criar cartazes que representem palavras ou frases em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de reforçar o aprendizado da língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15AR02.

5. Teatro de Fantoches em Libras

Organize uma apresentação de teatro de fantoches onde os alunos devem atuar utilizando Libras. Essa atividade incentiva a comunicação e a expressão, além de promover o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15LP03.

6. Caça ao Tesouro com Pistas em Libras

Crie uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas em Libras. Os alunos devem decifrar as pistas para encontrar o tesouro escondido. Essa atividade promove a resolução de problemas e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15MA01.

7. Desenho e Pintura com Temas Inclusivos

Proponha uma atividade de desenho e pintura onde os alunos devem criar obras que representem a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. Essa atividade estimula a reflexão e a empatia. Habilidade BNCC: EF15AR03.

8. Jogos de Roda com Sinais

Realize jogos de roda onde as crianças devem usar sinais em Libras para se comunicar. Essa atividade ajuda a desenvolver a linguagem e a socialização entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Atividades de Leitura com Libras

Promova sessões de leitura onde os alunos leem livros ilustrados e, em seguida, contam a história utilizando Libras. Essa prática melhora a compreensão e a fluência na língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Criação de Vídeos em Libras

Os alunos podem criar vídeos curtos onde apresentam temas variados utilizando Libras. Essa atividade incentiva a tecnologia e a comunicação, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP06.

11. Dança com Sinais

Incentive os alunos a criar uma dança que inclua sinais em Libras. Essa atividade promove a expressão corporal e a criatividade, além de ser uma forma lúdica de aprender. Habilidade BNCC: EF15AR04.

12. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Desenvolva jogos de tabuleiro que incluam regras e instruções em Libras. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a interação social, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15MA02.

13. Atividades de Culinária com Sinais

Organize uma atividade de culinária onde os alunos devem seguir receitas apresentadas em Libras. Essa prática ensina habilidades práticas e promove o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15CI01.

14. Criação de Histórias em Quadrinhos em Libras

Os alunos podem criar histórias em quadrinhos que utilizem diálogos em Libras. Essa atividade estimula a criatividade e a narrativa, além de reforçar o aprendizado da língua de sinais. Habilidade BNCC: EF15LP07.

15. Atividades de Jardinagem com Sinais

Promova uma atividade de jardinagem onde os alunos aprendem sobre plantas e cuidados utilizando Libras. Essa prática ensina sobre natureza e responsabilidade, além de ser uma forma prática de aprendizado. Habilidade BNCC: EF15CI02.