15 Ideias de Atividades (BNCC) para deficiente auditivo na educação física

1. Jogos de Sinais: Desenvolver uma atividade onde os alunos utilizam sinais manuais para se comunicar durante jogos. Essa atividade pode incluir jogos como queimada ou futebol, onde os alunos aprendem a sinalizar jogadas e estratégias. Habilidade BNCC: EF15EF01.

2. Corrida de Revezamento com Sinais: Organizar uma corrida de revezamento onde cada equipe deve passar um bastão utilizando sinais específicos. Os alunos devem aprender a interpretar e executar os sinais corretamente. Habilidade BNCC: EF15EF02.

3. Atividades de Dança com Coreografia Visual: Criar uma coreografia que utilize gestos e movimentos visuais. Os alunos podem aprender a dançar seguindo os sinais de um professor ou líder, promovendo a inclusão e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15EF03.

4. Caça ao Tesouro com Pistas Visuais: Planejar uma caça ao tesouro onde as pistas são dadas através de imagens e sinais. Os alunos devem trabalhar em equipe para decifrar as pistas e encontrar o tesouro. Habilidade BNCC: EF15EF04.

5. Atividades de Atletismo com Sinais: Realizar competições de atletismo onde os alunos utilizam sinais para iniciar e finalizar as corridas. Isso pode incluir corridas de 100 metros ou saltos em distância. Habilidade BNCC: EF15EF05.

6. Yoga com Instruções Visuais: Introduzir uma prática de yoga onde as instruções são dadas através de demonstrações visuais. Os alunos podem aprender posturas e técnicas de respiração de forma inclusiva. Habilidade BNCC: EF15EF06.

7. Futebol Adaptado com Sinais: Criar um jogo de futebol adaptado onde os jogadores devem usar sinais para se comunicar em campo. Isso pode incluir sinais para passes, chutes e estratégias de jogo. Habilidade BNCC: EF15EF07.

8. Atividades de Natação com Sinais: Desenvolver atividades de natação onde os alunos utilizam sinais para se comunicar com os instrutores e entre si. Isso pode incluir sinais para iniciar, parar e mudar de direção. Habilidade BNCC: EF15EF08.

9. Brincadeiras Tradicionais com Adaptação: Adaptar brincadeiras tradicionais, como “pique-esconde” ou “queimada”, para que os alunos deficientes auditivos possam participar ativamente, utilizando sinais para comunicação. Habilidade BNCC: EF15EF09.

10. Atividades de Luta com Sinais: Introduzir atividades de luta ou artes marciais onde os alunos aprendem a se comunicar através de sinais durante os treinos e competições. Habilidade BNCC: EF15EF10.

11. Jogos de Tabuleiro Gigantes: Criar jogos de tabuleiro em tamanho gigante onde os alunos jogam em equipe e utilizam sinais para se comunicar sobre as jogadas. Habilidade BNCC: EF15EF11.

12. Atividades de Ciclismo com Sinais: Organizar um passeio de bicicleta onde os alunos utilizam sinais para se comunicar sobre mudanças de direção e paradas. Habilidade BNCC: EF15EF12.

13. Teatro de Sombras: Promover uma atividade onde os alunos criam uma peça de teatro utilizando sombras e sinais, estimulando a criatividade e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15EF13.

14. Atividades de Escalada com Sinais: Introduzir atividades de escalada onde os alunos utilizam sinais para se comunicar sobre segurança e técnicas de escalada. Habilidade BNCC: EF15EF14.

15. Oficinas de Artes Marciais com Sinais: Realizar oficinas de artes marciais onde os alunos aprendem técnicas de defesa pessoal e se comunicam através de sinais durante os treinos. Habilidade BNCC: EF15EF15.