15 Ideias de Atividades (BNCC) para crianças de 2 a 3 anos

1. Pintura com os dedos

A pintura com os dedos é uma atividade sensorial que estimula a criatividade e a coordenação motora das crianças de 2 a 3 anos. Utilize papel grande e tintas atóxicas para que os pequenos possam explorar as cores e texturas livremente. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CG03, que envolve a expressão artística e a apreciação estética.

2. Jogo de encaixe

Os jogos de encaixe são ótimos para desenvolver a percepção espacial e a coordenação motora fina. Ofereça diferentes formas e tamanhos de peças para que as crianças possam experimentar e descobrir como encaixá-las. Essa atividade está relacionada à habilidade BNCC EI03GM01, que aborda o desenvolvimento de habilidades motoras.

3. Contação de histórias

A contação de histórias é uma prática que estimula a imaginação e a linguagem das crianças. Escolha livros ilustrados e interativos, e incentive os pequenos a participarem, fazendo perguntas e interagindo com a narrativa. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03EF01, que envolve a apreciação e a produção de narrativas.

4. Brincadeira de faz de conta

As brincadeiras de faz de conta são fundamentais para o desenvolvimento social e emocional. Proporcione fantasias e objetos do cotidiano para que as crianças possam criar suas próprias histórias e personagens. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03ET01, que envolve a expressão e a representação de diferentes papéis sociais.

5. Atividades com massinha

Manipular massinha é uma excelente forma de desenvolver a motricidade e a criatividade. As crianças podem modelar diferentes formas e figuras, explorando a textura e a cor. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03CG02, que aborda a criação e a apreciação de produções artísticas.

6. Jogos de imitação

Os jogos de imitação, como imitar animais ou profissões, ajudam no desenvolvimento da linguagem e da socialização. Proponha que as crianças imitem sons e movimentos, promovendo a interação entre elas. Essa atividade está ligada à habilidade BNCC EI03ET02, que envolve a expressão de sentimentos e a interação social.

7. Atividades ao ar livre

Levar as crianças para atividades ao ar livre, como correr, pular e explorar a natureza, é essencial para o desenvolvimento físico e emocional. Proporcione momentos de liberdade e descoberta, sempre supervisionando. Essa atividade se relaciona à habilidade BNCC EI03GM02, que aborda a prática de atividades físicas.

8. Montagem de quebra-cabeças

Os quebra-cabeças são ótimos para desenvolver a lógica e a concentração. Escolha peças grandes e coloridas, adequadas para a faixa etária, e incentive as crianças a montarem as figuras. Essa atividade está alinhada à habilidade BNCC EI03CM01, que envolve a resolução de problemas e a construção de raciocínio lógico.

9. Experimentos simples com água

Realizar experiências simples com água, como misturar cores ou observar objetos que flutuam e afundam, é uma forma divertida de introduzir conceitos científicos. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação. Está relacionada à habilidade BNCC EI03CN01, que envolve a exploração e a compreensão do mundo natural.

10. Dança e movimento

A dança e o movimento são atividades que promovem a expressão corporal e a coordenação motora. Coloque músicas animadas e incentive as crianças a se movimentarem livremente, explorando diferentes ritmos e movimentos. Essa atividade se conecta à habilidade BNCC EI03GD01, que aborda a expressão corporal e a apreciação da dança.