15 Ideias de Atividades (BNCC) para creche 3 anos

1. Pintura com os Dedos

A atividade de pintura com os dedos é uma forma divertida e sensorial de introduzir as crianças ao mundo das cores e formas. Os alunos podem usar tinta atóxica para criar obras de arte em papel grande. Essa atividade estimula a criatividade e a coordenação motora. Habilidade BNCC: EI03CG03 – Explorar diferentes materiais e técnicas de expressão artística.

2. Jogo de Memória com Animais

O jogo de memória é uma excelente maneira de desenvolver a memória e a concentração das crianças. Utilize cartões com imagens de animais e ensine as crianças a encontrar os pares. Essa atividade também pode ser adaptada para incluir sons dos animais, tornando-a mais interativa. Habilidade BNCC: EI03EF01 – Reconhecer e nomear animais e suas características.

3. Contação de Histórias

A contação de histórias é uma prática essencial para o desenvolvimento da linguagem e da imaginação. Escolha livros ilustrados e envolventes, e incentive a participação das crianças, fazendo perguntas sobre a história. Habilidade BNCC: EI03LP01 – Participar de atividades de leitura e contação de histórias.

4. Brincadeiras com Água

As brincadeiras com água são ótimas para o desenvolvimento sensorial e motor. Proporcione recipientes, copos e brinquedos flutuantes para que as crianças explorem. Essa atividade também pode ser utilizada para ensinar conceitos de volume e flutuação. Habilidade BNCC: EI03CN01 – Explorar e investigar propriedades dos materiais.

5. Dança e Movimento

A dança é uma forma divertida de trabalhar a coordenação motora e a expressão corporal. Coloque músicas animadas e incentive as crianças a se movimentarem livremente, criando suas próprias coreografias. Habilidade BNCC: EI03EF02 – Participar de atividades de dança e movimento.

6. Construção com Blocos

Utilizar blocos de montar é uma excelente maneira de desenvolver habilidades motoras finas e a noção de espaço. As crianças podem criar diferentes estruturas, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico. Habilidade BNCC: EI03ET01 – Explorar e construir com diferentes materiais.

7. Atividades de Jardinagem

Introduzir as crianças ao mundo da jardinagem é uma forma de ensinar sobre natureza e responsabilidade. Proporcione pequenos vasos e sementes para que as crianças plantem e cuidem das plantas. Habilidade BNCC: EI03CN02 – Reconhecer e respeitar os seres vivos e seu ambiente.

8. Jogos de Imitar Sons

Os jogos de imitar sons ajudam a desenvolver a audição e a linguagem. Use instrumentos musicais simples ou sons de animais e peça para as crianças imitarem. Essa atividade também pode ser usada para trabalhar a memória auditiva. Habilidade BNCC: EI03LP02 – Imitar e reproduzir sons e ritmos.

9. Criação de Máscaras

A confecção de máscaras é uma atividade que estimula a criatividade e a expressão. As crianças podem usar papel, tintas e outros materiais para criar suas próprias máscaras, que podem ser usadas em brincadeiras e dramatizações. Habilidade BNCC: EI03CG04 – Criar e transformar objetos e imagens.

10. Caça ao Tesouro

A caça ao tesouro é uma atividade lúdica que estimula a observação e o trabalho em equipe. Esconda pequenos objetos pela sala e forneça pistas para que as crianças encontrem. Essa atividade pode ser adaptada para diferentes temas e idades. Habilidade BNCC: EI03EF03 – Participar de jogos e brincadeiras coletivas.