15 Ideias de Atividades (BNCC) para concurso de professor

1. Jogo da Memória com Palavras-Chave (BNCC: EF15LP01)

Uma atividade lúdica que envolve a criação de um jogo da memória utilizando palavras-chave relacionadas ao conteúdo estudado. Os alunos devem encontrar os pares de palavras e, ao fazê-lo, discutir seu significado e relevância no contexto da disciplina. Essa atividade estimula a memória e a compreensão de conceitos importantes.

2. Debate sobre Temas Sociais (BNCC: EF15CN01)

Promover um debate em sala de aula sobre temas sociais relevantes, como meio ambiente, cidadania e direitos humanos. Os alunos devem pesquisar sobre o tema escolhido e apresentar suas opiniões, desenvolvendo habilidades de argumentação e respeito à diversidade de opiniões. Essa atividade também promove a reflexão crítica e a empatia.

3. Criação de um Jornal Escolar (BNCC: EF15LP02)

Os alunos podem ser divididos em grupos para criar um jornal escolar, onde irão escrever sobre eventos da escola, entrevistas com professores e alunos, e reportagens sobre temas de interesse. Essa atividade estimula a escrita, a pesquisa e o trabalho em equipe, além de permitir que os alunos expressem suas opiniões e criatividade.

4. Projeto de Leitura Compartilhada (BNCC: EF15LP03)

Implementar um projeto de leitura compartilhada, onde os alunos escolhem um livro para ler em grupo e, posteriormente, discutem suas impressões e aprendizados. Essa atividade promove o gosto pela leitura, a interpretação de textos e a habilidade de expressar opiniões de forma clara e fundamentada.

5. Experimentos Científicos (BNCC: EF15CI01)

Realizar experimentos científicos simples em sala de aula, onde os alunos podem observar fenômenos naturais e formular hipóteses. Essa atividade estimula a curiosidade científica e a metodologia de pesquisa, além de desenvolver habilidades práticas e de trabalho em equipe.

6. Produção de Vídeos Educativos (BNCC: EF15LP04)

Os alunos podem criar vídeos educativos sobre um tema específico, utilizando recursos tecnológicos disponíveis. Essa atividade estimula a criatividade, a pesquisa e a capacidade de síntese, além de permitir que os alunos compartilhem seus conhecimentos de forma dinâmica e atrativa.

7. Mapa Conceitual (BNCC: EF15LP05)

Os alunos devem criar um mapa conceitual sobre um tema estudado, relacionando conceitos e ideias principais. Essa atividade ajuda na organização do conhecimento e na visualização de relações entre diferentes conteúdos, facilitando a compreensão e a memorização.

8. Atividade de Teatro (BNCC: EF15AR01)

Promover uma atividade de teatro onde os alunos encenam uma história ou um tema estudado. Essa atividade estimula a expressão corporal, a criatividade e o trabalho em grupo, além de proporcionar uma forma divertida de aprender e revisar conteúdos.

9. Pesquisa de Campo (BNCC: EF15GE01)

Realizar uma pesquisa de campo sobre um tema local, como a história da comunidade ou questões ambientais. Os alunos devem coletar dados, entrevistar moradores e apresentar suas descobertas. Essa atividade promove a pesquisa prática, o contato com a realidade e o desenvolvimento de habilidades analíticas.

10. Criação de um Blog (BNCC: EF15LP06)

Os alunos podem criar um blog para compartilhar suas experiências, reflexões e aprendizados sobre diferentes temas. Essa atividade estimula a escrita, a criatividade e o uso de tecnologias digitais, além de permitir que os alunos desenvolvam uma voz própria e aprendam sobre responsabilidade digital.