15 Ideias de Atividades (BNCC) para ciências

1. Experimentos com Plantas

Uma atividade prática que pode ser realizada em sala de aula é o cultivo de diferentes tipos de plantas. Os alunos podem observar o crescimento, as necessidades de luz e água, e como as plantas se adaptam a diferentes condições. Essa atividade está alinhada à habilidade EF02CI01, que envolve a observação de seres vivos e suas interações com o ambiente.

2. Ciclo da Água

Os alunos podem criar um modelo do ciclo da água utilizando materiais recicláveis. Essa atividade permite que eles visualizem as etapas do ciclo, como evaporação, condensação e precipitação. A atividade está relacionada à habilidade EF04CI02, que aborda a compreensão dos ciclos naturais.

3. Classificação de Animais

Os estudantes podem realizar uma pesquisa sobre diferentes grupos de animais e criar um mural classificando-os em vertebrados e invertebrados. Essa atividade estimula a pesquisa e a organização de informações, alinhando-se à habilidade EF03CI01, que trata da classificação dos seres vivos.

4. Experiência com Magnetismo

Realizar experimentos simples com ímãs e objetos metálicos pode ajudar os alunos a entenderem os princípios do magnetismo. Eles podem explorar quais materiais são atraídos e quais não são, promovendo uma discussão sobre forças e campos magnéticos. Esta atividade se relaciona à habilidade EF05CI03, que envolve a investigação de fenômenos físicos.

5. Observação do Céu

Os alunos podem participar de uma atividade de observação do céu noturno, utilizando telescópios ou binóculos. Eles podem registrar as constelações e discutir sobre os planetas visíveis. Essa atividade está alinhada à habilidade EF06CI01, que envolve a observação e descrição de fenômenos astronômicos.

6. Experimentos com Água e Óleo

Uma atividade interessante é misturar água e óleo para observar a imiscibilidade dos líquidos. Os alunos podem discutir as propriedades dos líquidos e a densidade. Essa atividade se relaciona à habilidade EF04CI03, que aborda a investigação de propriedades de materiais.

7. Construção de Terrários

Os alunos podem criar terrários para estudar ecossistemas em miniatura. Essa atividade permite que eles observem a interação entre plantas e animais em um ambiente controlado. Está alinhada à habilidade EF02CI03, que envolve a compreensão das interações entre os seres vivos e o ambiente.

8. Análise de Solo

Coletar amostras de solo e analisá-las em sala de aula pode ser uma atividade enriquecedora. Os alunos podem observar a composição do solo e discutir sua importância para o crescimento das plantas. Essa atividade está relacionada à habilidade EF05CI02, que aborda a investigação de materiais e suas propriedades.

9. Criação de um Diário de Observação

Os alunos podem manter um diário de observação da natureza, registrando mudanças nas estações e o comportamento de animais. Essa atividade estimula a curiosidade e a observação, alinhando-se à habilidade EF03CI02, que envolve a descrição de fenômenos naturais.

10. Simulação de Ecossistemas

Utilizando caixas de papelão, os alunos podem criar mini-ecossistemas e simular as interações entre diferentes organismos. Essa atividade promove a compreensão das relações ecológicas e está alinhada à habilidade EF06CI02, que aborda as interações entre os seres vivos e o ambiente.