15 Ideias de Atividades (BNCC) para cadeirantes

1. Atividade de Leitura Acessível

Propor uma atividade de leitura onde os alunos cadeirantes possam escolher livros em formatos acessíveis, como audiobooks ou livros em braile. Essa atividade pode ser acompanhada de discussões em grupo sobre o conteúdo lido, promovendo a inclusão e a troca de experiências. Habilidade BNCC: EF15LP05.

2. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos utilizando softwares de design gráfico que permitam a inclusão de imagens e textos. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão artística, além de ser uma forma divertida de trabalhar a narrativa. Habilidade BNCC: EF15LP06.

3. Jogos de Tabuleiro Adaptados

Desenvolver jogos de tabuleiro que possam ser jogados por todos os alunos, independentemente de suas limitações físicas. Os jogos podem ser adaptados com peças maiores e tabuleiros em formatos acessíveis. Essa atividade promove a interação social e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF01.

4. Aulas de Música Inclusivas

Realizar aulas de música onde todos os alunos possam participar, utilizando instrumentos adaptados ou até mesmo aplicativos de música que permitam a criação de sons. A música é uma forma poderosa de expressão e pode ser uma atividade muito prazerosa. Habilidade BNCC: EF15AR01.

5. Experimentos Científicos Acessíveis

Propor experimentos científicos que possam ser realizados em grupo, com materiais que sejam fáceis de manusear para todos os alunos. Isso pode incluir atividades de observação da natureza ou experimentos simples de química. Habilidade BNCC: EF15CI01.

6. Atividades de Jardinagem

Incluir atividades de jardinagem em que os alunos possam plantar e cuidar de plantas. Essa atividade pode ser realizada em um espaço acessível e proporciona aprendizado sobre botânica, além de promover o cuidado com o meio ambiente. Habilidade BNCC: EF15CI02.

7. Dança Inclusiva

Promover aulas de dança que respeitem as limitações físicas dos alunos, utilizando movimentos que possam ser adaptados. A dança é uma forma de expressão corporal que pode ser muito inclusiva e divertida. Habilidade BNCC: EF15AR02.

8. Criação de Vídeos Educativos

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar vídeos educativos sobre temas que estudaram. Essa atividade estimula a pesquisa, a criatividade e a colaboração entre os alunos. Habilidade BNCC: EF15LP07.

9. Contação de Histórias

Realizar sessões de contação de histórias, onde os alunos possam participar ativamente, seja contando suas próprias histórias ou ajudando a criar narrativas coletivas. Essa atividade desenvolve a oralidade e a imaginação. Habilidade BNCC: EF15LP04.

10. Atividades de Culinária

Promover aulas de culinária onde os alunos possam preparar receitas simples. Essa atividade pode ser adaptada para que todos possam participar, estimulando habilidades práticas e o trabalho em equipe. Habilidade BNCC: EF15EF02.

11. Jogos de Memória

Desenvolver jogos de memória que possam ser jogados em grupo, utilizando cartas com imagens e palavras. Essa atividade estimula a memória e a concentração, além de ser uma forma divertida de aprender. Habilidade BNCC: EF15LP03.

12. Atividades de Pintura Coletiva

Organizar uma atividade de pintura coletiva em um mural, onde todos os alunos possam contribuir com suas ideias e criações. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR03.

13. Debates e Discussões

Realizar debates sobre temas relevantes, onde todos os alunos possam expressar suas opiniões. Essa atividade desenvolve a argumentação e o respeito às diferentes opiniões. Habilidade BNCC: EF15LP08.

14. Atividades de Teatro

Promover atividades teatrais onde os alunos possam encenar pequenas peças ou improvisações. O teatro é uma forma de expressão que pode ser muito inclusiva e divertida, permitindo que todos participem de acordo com suas habilidades. Habilidade BNCC: EF15AR04.

15. Criação de Blog ou Site

Os alunos podem trabalhar em grupos para criar um blog ou site sobre um tema de interesse. Essa atividade estimula a pesquisa, a escrita e o trabalho em equipe, além de proporcionar um espaço para a expressão pessoal. Habilidade BNCC: EF15LP09.