15 Ideias de Atividades (BNCC) para berçário identidade

1. Brincadeira do Espelho

A atividade do espelho é uma excelente forma de trabalhar a identidade das crianças no berçário. Os pequenos podem se olhar em espelhos de diferentes tamanhos e formatos, explorando suas características físicas. Essa atividade pode ser complementada com a habilidade BNCC EI01CG02, que aborda a percepção do próprio corpo e a valorização da individualidade.

2. Mural da Família

Os alunos podem trazer fotos de seus familiares para criar um mural coletivo. Essa atividade promove o reconhecimento das relações familiares e a diversidade das estruturas familiares. A habilidade correspondente da BNCC é EI01CG03, que incentiva o respeito às diferenças e a construção da identidade social.

3. Contação de Histórias Pessoais

Os professores podem incentivar as crianças a contarem pequenas histórias sobre si mesmas ou suas experiências. Essa atividade estimula a linguagem e a expressão pessoal, além de promover a habilidade EI01LP01 da BNCC, que trata da oralidade e da construção de narrativas.

4. Jogo das Emoções

Utilizando cartões com expressões faciais, as crianças podem identificar e nomear diferentes emoções. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da empatia e do autoconhecimento, alinhando-se à habilidade EI01EF01 da BNCC, que aborda a identificação e a expressão de sentimentos.

5. Atividade de Cores e Formas

As crianças podem explorar diferentes cores e formas através de materiais diversos, como papéis coloridos e objetos de diferentes formatos. Essa atividade ajuda no reconhecimento das características individuais e na habilidade EI01MA02 da BNCC, que trata do reconhecimento de formas e cores no ambiente.

6. Desenho da Minha Família

Os alunos podem desenhar suas famílias, o que ajuda a reforçar a identidade familiar e a autoimagem. Essa atividade está relacionada à habilidade EI01AR01 da BNCC, que incentiva a expressão artística e a representação de figuras significativas.

7. Música e Movimento

Atividades que envolvem dança e música ajudam as crianças a expressarem suas emoções e a se conhecerem melhor. A habilidade EI01MU01 da BNCC é contemplada, pois promove a apreciação musical e a expressão corporal.

8. Caça ao Tesouro da Identidade

Organizar uma caça ao tesouro onde as pistas estão relacionadas a características pessoais ou familiares. Essa atividade estimula a observação e a valorização das particularidades de cada um, alinhando-se à habilidade EI01EF02 da BNCC, que trata da valorização das diferenças.

9. Brincadeiras de Faz de Conta

As brincadeiras de faz de conta permitem que as crianças explorem papéis e identidades diferentes. Essa atividade é essencial para o desenvolvimento da criatividade e da habilidade EI01EF03 da BNCC, que incentiva a expressão de ideias e sentimentos através do jogo.

10. Roda de Conversa sobre Identidade

Promover rodas de conversa onde as crianças possam compartilhar o que as torna únicas. Essa atividade é fundamental para o desenvolvimento da linguagem e da socialização, alinhando-se à habilidade EI01LP02 da BNCC, que trata da construção de diálogos e do respeito à fala do outro.