15 Ideias de Atividades (BNCC) para atletismo

1. Corrida de Velocidade

A corrida de velocidade é uma das atividades mais tradicionais do atletismo e pode ser adaptada para diferentes faixas etárias. Os alunos podem participar de corridas de 50 a 100 metros, onde devem trabalhar a técnica de largada e a aceleração. Essa atividade desenvolve a força muscular e a resistência. Habilidade BNCC: EF09EF01.

2. Revezamento 4×100 metros

O revezamento 4×100 metros é uma excelente maneira de promover o trabalho em equipe. Os alunos são divididos em grupos e devem passar o bastão de forma eficiente. Essa atividade ensina a importância da coordenação e do trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF09EF02.

3. Saltos em Distância

Os alunos podem praticar o salto em distância, onde devem aprender a técnica de corrida, impulso e aterrissagem. Essa atividade pode ser realizada em uma areia ou em uma superfície macia, garantindo a segurança dos alunos. Habilidade BNCC: EF09EF03.

4. Lançamento de Peso

O lançamento de peso é uma atividade que desenvolve a força e a técnica. Os alunos devem aprender a posição correta do corpo e a forma de lançar o peso. Essa atividade pode ser adaptada com objetos leves para iniciantes. Habilidade BNCC: EF09EF04.

5. Corrida de Obstáculos

A corrida de obstáculos é uma atividade divertida que desafia os alunos a superarem barreiras físicas. Eles devem aprender a saltar e a desviar de obstáculos, o que melhora a agilidade e a coordenação. Habilidade BNCC: EF09EF05.

6. Caminhada Rápida

A caminhada rápida é uma atividade que pode ser realizada em grupo, promovendo a socialização e a saúde. Os alunos devem manter um ritmo acelerado, o que ajuda a desenvolver a resistência cardiovascular. Habilidade BNCC: EF09EF06.

7. Jogos de Atletismo

Os jogos de atletismo são uma forma lúdica de ensinar as modalidades. Os alunos podem participar de competições amistosas, onde praticam diferentes atividades de forma divertida. Habilidade BNCC: EF09EF07.

8. Circuito de Atletismo

Um circuito de atletismo pode incluir várias estações, como corrida, salto e lançamento. Os alunos devem passar por cada estação, desenvolvendo diferentes habilidades e melhorando a resistência. Habilidade BNCC: EF09EF08.

9. Treinamento de Flexibilidade

O treinamento de flexibilidade é essencial para prevenir lesões. Os alunos podem realizar alongamentos específicos para cada modalidade do atletismo, melhorando a amplitude de movimento. Habilidade BNCC: EF09EF09.

10. Atividades de Aquecimento

As atividades de aquecimento são fundamentais antes de qualquer prática esportiva. Os alunos devem aprender a importância do aquecimento e realizar exercícios que preparem o corpo para o atletismo. Habilidade BNCC: EF09EF10.

11. Corrida de Fundo

A corrida de fundo é uma atividade que desenvolve a resistência e a capacidade pulmonar. Os alunos podem participar de corridas de 800 metros ou mais, aprendendo a administrar o esforço durante a prova. Habilidade BNCC: EF09EF11.

12. Saltos em Altura

O salto em altura é uma atividade que desafia os alunos a superarem suas próprias alturas. Eles devem aprender a técnica de impulso e a forma correta de aterrissar. Habilidade BNCC: EF09EF12.

13. Lançamento de Dardo

O lançamento de dardo é uma atividade que desenvolve a força e a precisão. Os alunos devem aprender a técnica de lançamento e a postura correta para maximizar a distância. Habilidade BNCC: EF09EF13.

14. Treinamento de Resistência

O treinamento de resistência é essencial para o desenvolvimento do atleta. Os alunos podem realizar exercícios que aumentem a capacidade aeróbica, como corridas longas e intervaladas. Habilidade BNCC: EF09EF14.

15. Atividades de Recuperação

As atividades de recuperação são importantes após os treinos. Os alunos devem aprender a importância do descanso e realizar exercícios leves para ajudar na recuperação muscular. Habilidade BNCC: EF09EF15.