15 Ideias de Atividades (BNCC) para anos iniciais do ensino fundamental

1. Jogo da Memória com Palavras

Uma atividade divertida que estimula a memória e o vocabulário dos alunos. Os professores podem criar cartas com palavras e suas definições, ou imagens que representem essas palavras. Os alunos devem encontrar os pares correspondentes, promovendo o aprendizado de forma lúdica. Habilidade BNCC: EF15LP01.

2. Caça ao Tesouro Matemático

Os alunos recebem pistas que envolvem problemas matemáticos para resolver. Cada resposta correta leva a uma nova pista, até que encontrem o “tesouro”. Essa atividade estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Habilidade BNCC: EF03MA06.

3. Criação de Histórias em Quadrinhos

Os alunos podem criar suas próprias histórias em quadrinhos, utilizando personagens e enredos que eles mesmos inventam. Essa atividade estimula a criatividade e a expressão escrita. Habilidade BNCC: EF15LP02.

4. Experimentos Científicos Simples

Realizar experimentos simples, como a mistura de vinagre e bicarbonato de sódio, para observar reações químicas. Os alunos podem registrar suas observações em um caderno de ciências. Habilidade BNCC: EF02CI01.

5. Teatro de Fantoches

Os alunos podem criar fantoches e encenar pequenas peças teatrais. Essa atividade desenvolve a oralidade, a expressão corporal e a criatividade. Habilidade BNCC: EF15AR01.

6. Mapa do Brasil em Grupo

Dividir a turma em grupos e cada grupo fica responsável por pesquisar e apresentar informações sobre uma região do Brasil. Isso promove o trabalho em equipe e o conhecimento geográfico. Habilidade BNCC: EF02GE01.

7. Jogo de Role-Playing

Os alunos assumem papéis de diferentes profissões e simulam situações do cotidiano, como ir ao médico ou fazer compras. Essa atividade ajuda a desenvolver habilidades sociais e de comunicação. Habilidade BNCC: EF15LP03.

8. Criação de um Jornal da Turma

Os alunos podem criar um jornal com notícias da escola, entrevistas e reportagens. Essa atividade estimula a escrita e o trabalho em grupo. Habilidade BNCC: EF15LP04.

9. Atividades de Leitura Compartilhada

Os professores podem realizar sessões de leitura compartilhada, onde os alunos leem em voz alta para a turma. Isso ajuda a desenvolver a fluência e a compreensão leitora. Habilidade BNCC: EF15LP05.

10. Pintura Coletiva

Os alunos podem trabalhar juntos em uma grande tela, criando uma obra de arte coletiva. Essa atividade promove a colaboração e a expressão artística. Habilidade BNCC: EF15AR02.

11. Jogo de Perguntas e Respostas

Os alunos podem participar de um quiz sobre temas estudados em sala de aula. Essa atividade estimula a revisão de conteúdos e o aprendizado colaborativo. Habilidade BNCC: EF03LP06.

12. Criação de um Blog da Turma

Os alunos podem criar um blog onde compartilham suas experiências e aprendizados. Essa atividade desenvolve habilidades de escrita e uso de tecnologia. Habilidade BNCC: EF15LP06.

13. Experiência de Plantio

Os alunos podem plantar sementes e acompanhar seu crescimento. Essa atividade ensina sobre a natureza e a importância da preservação ambiental. Habilidade BNCC: EF02CI02.

14. Jogos de Tabuleiro Educativos

Os alunos podem jogar tabuleiros que ensinam matemática, ciências ou português. Essa atividade promove o aprendizado de forma divertida e interativa. Habilidade BNCC: EF03MA07.

15. Atividades de Música e Movimento

Os alunos podem participar de atividades que envolvem dança e música, como coreografias e cantigas. Essa atividade estimula a coordenação motora e a expressão corporal. Habilidade BNCC: EF15AR03.